Sabe aquele mau cheiro que às vezes surge nos tênis? Esse odor aparece por conta de fungos que se proliferam com a umidade do suor no calçado. Por isso, uma boa limpeza será a sua grande aliada.
Até porque esse tipo de zelo não reflete apenas na vida útil do item, mas também na saúde dos seus pés. Veja a seguir alguns cuidados necessários com o tênis para que eles fiquem limpinhos, sem mau cheiro e durem mais:
Cuidados com os calçados
O primeiro passo começa a partir do momento em que você retira o calçado. Portanto, o ideal é deixá-los em um local arejado para secar. Depois de um tempo, aí sim você pode realizar uma limpeza mais simples antes de guardar.
Essa limpeza deve ser feita também por dentro e na sola do calçado, viu? “Isso ajuda a não transportar bactérias da rua para dentro de casa, principalmente para os armários”, afirma José Previero, especialista em higienização de uma rede de serviços de lavanderias.
Para a manutenção dos tênis no dia a dia, vale passar um pano umedecido com sabão neutro para a parte interna. Já para o solado, escova, sabão ou até mesmo álcool em gel podem ser boas opções. Nesse sentido, também é necessário prestar bastante atenção na hora de escolher os produtos, lendo sempre os rótulos e pesquisando sobre se eles são adequados para os calçados.
Mas atenção: a limpeza dos calçados não é eficiente se não houver também cuidados com os pés. Por isso, sempre limpe e seque muito bem os pés e coloque as meias para lavar após o uso. Afinal, esses passos também são fundamentais para evitar fungos e até mesmo o famoso chulé nos tênis.
Fonte: José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia