O tapete certo pode fazer toda a diferença na estética e funcionalidade de um ambiente. Além de trazer mais aconchego e bem-estar para o cômodo onde está inserido, o item também é um ótimo recurso para delimitar espaços dentro do mesmo ambiente.
“O tapete não tem apenas a função de trazer conforto, mas também de setorizar um espaço”, explica a designer de interiores Paula Ambrósio “O problema comum que vejo é as pessoas comprarem tapetes muito grandes ou muito pequenos para seus espaços, o que pode prejudicar a proporção e funcionalidade do ambiente”.
O problema de calcular o tapete errado, o que acontece com frequência, é que se você compra um modelo maior, não vai conseguir setorizar aquele ambiente. Já com um modelo muito pequeno, você pode produzir o efeito de diminuição do seu cômodo.
Dicas para escolher o tapete certo
Existem alguns cuidados na hora de escolher um tapete novo para o lar que ajudam a evitar comprar uma peça que seja maior ou menor que o ambiente. Abaixo, a especialista destaca duas dicas essenciais para adquirir o tapete ideal para a sua casa:
Para ambientes com paredes ou mobiliário nas laterais
“Coloque o tapete de forma que pelo menos o primeiro pé do móvel, como um sofá, esteja sobre ele. Em seguida, deixe uma margem de 30 a 40 centímetros entre a borda do tapete e a parede para criar uma sensação de espaço”.
Para ambientes sem móveis e paredes laterais
“Se não houver mobília nas laterais do ambiente, passe dos braços do sofá de 30 a 40 centímetros para dentro do tapete. Isso ajudará a definir e setorizar o espaço”.
Apesar de simples, essas dicas podem fazer toda a diferença na maneira como você percebe e utiliza seu espaço. Seguindo esses princípios, você pode criar uma atmosfera coesa e convidativa em qualquer ambiente da sua casa.