Você sabia que hoje (21) é comemorado o Dia da Árvore? Pois é! E essa é uma data muito importante, já que serve para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarmos desse recurso natural tão importante que são as árvores.
Então nada melhor neste data do que plantar uma árvore você mesma! Veja a seguir dicas sobre como fazer isso e quais são as melhores espécies para se ter em casa:
Dicas de espécies de árvore para ter em casa
Se você for plantar a árvore na sua casa, o melhor é escolher espécies que consigam crescer bem em ambientes fechados. Assim, a monguba, a oliveira, a figueira-lira e a falsa-seringueira, por exemplo, são boas opções.
Já se você quer plantar a árvore na sua calçada, é preciso tomar ainda mais cuidado. Isso porque a espécie errada para o ambiente pode acabar trazendo problemas, estourando tubulações de água ou esgoto, causando falhas na rede elétrica ou criando o risco de que galhos pesados caiam.
E, nesses casos, você terá que pedir uma autorização da prefeitura e da companhia elétrica local para cortar ou podar a árvore. Por isso, é melhor pensar bastante antes de escolher a árvore para a sua calçada e pesquisar os prós e contras de cada espécie. Algumas opções que costumam ser boas, nesse sentido, são os ipês, o manacá da serra e a magnólia.
Vale lembrar que, antes de plantar uma árvore na calçada, é preciso buscar a prefeitura para obter uma autorização. Em muitos casos, a prefeitura pode até indicar quais espécies são uma boa opção na sua região.
Como plantar?
Após escolher qual árvore você vai plantar, é necessário encontrar um local adequado, afinal, ela vai crescer e ocupar mais espaço com o tempo.
O primeiro passo de como plantar uma árvore é saber escolher a muda, já que há espécies que gostam de locais úmidos e com sombra, enquanto outras preferem locais secos e com sol. Considere também o local onde irá plantar a árvore, tendo em vista que ela irá crescer e ocupar mais espaço.
Outra dica para plantar bem uma árvore é adubar a terra com substâncias como esterco de gado e de galinha, compostos orgânicos ou húmus de minhoca, sendo que cada um deles pode ser mais adequado para certas espécies. Já na hora de plantar em si, a dica é ter cuidado na hora de retirar a muda da embalagem e colocá-la no buraco da terra bem na vertical.
Além disso, se houver animais no local onde acontecerá o plantio da árvore, também pode ser necessário montar um cercado ao redor dela. Depois, é só cuidar bem da sua árvore e lembrar de regá-la com a frequência correta!