Nada como aquele banho bem relaxante depois de um dia de estresse, não é mesmo? E é pensando nisso que escolher um chuveiro de qualidade para o seu banheiro torna-se tão importante. Até porque, isso vai te ajudar a não precisar trocar com tanta frequência.
Mas como fazer a escolha certa na hora da compra do chuveiro? Para te ajudar neste questionamento, separamos dicas das arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos sobre os aspectos que você deve levar em conta. Confira:
O chuveiro é mesmo a melhor opção?
Em primeiro lugar, é importante saber se o chuveiro é realmente o eletrodoméstico adequado para a sua casa, já que, em alguns casos, a melhor opção pode ser a ducha. Para isso, é necessário analisar as diferenças entre esses dois itens.
Enquanto o chuveiro tem um sistema próprio de aquecimento a partir de energia elétrica, a ducha precisa que a água seja aquecida externamente por um sistema de gás ou luz solar. Ou seja, necessitando assim de uma estrutura adequada para isso.
A queda de água também é diferente: no chuveiro, ela acontece de modo vertical, com menor pressão e intensidade; na ducha, ela é mais inclinada e com mais pressão. Sendo assim, o ideal é que você escolha o tipo de queda de água que ache melhor e mais confortável na hora do banho.
Considere a potência do item
Após decidir pelo chuveiro (ou ducha), vale a pena se atentar quanto a potência do aparelho. Que, em outras palavras, quer dizer a capacidade que o aparelho tem para aquecer a água em um período.
Isso porque, em muitas casas e apartamentos, há um limite máximo de potência para os chuveiros elétricos. E esse limite pode ser de 5500w, 6800w, 7500w ou 7800w. Então, é muito importante entender exatamente qual o seu para evitar o superaquecimento na fiação e a queda dos disjuntores.
Outros aspectos
Existem ainda várias outras questões que você precisa considerar na hora de escolher um bom chuveiro. A pressão e a vazão da água, por exemplo, são características imprescindíveis na hora para escolher um modelo.
Facilidade de limpeza, durabilidade e estética também são fatores que podem ser importantes para que um modelo de chuveiro se destaque em relação aos outros.
Além disso, é preciso se atentar à voltagem do chuveiro (110V ou 220V), já que isso pode acabar fazendo com que você gaste mais energia. E, por fim, é necessário escolher marcas confiáveis e reconhecidas do mercado, para evitar problemas e estresse com o produto no futuro.
Confira mais sobre como escolher o chuveiro para a sua casa no vídeo a seguir:
Fonte: Danielle Dantas e Paula Passos, arquitetas do escritório Dantas & Passos Arquitetura.