Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como escolher um colchão corretamente
Saiba como escolher um colchão corretamente - Shutterstock

Casa & Decor

5 aspectos para considerar ao escolher um colchão confortável

Questões como tamanho, densidade e firmeza/maciez precisam ser pensadas na hora de escolher um bom colchão para a sua cama

Escolher um colchão para comprar pode ser uma tarefa impossível! Afinal, quando você vai à loja, há uma variedade de opções com diferentes tecnologias e características. Mesmo ao testar, é difícil saber qual será o melhor para sua saúde e bem-estar no dia a dia.

No entanto, essa escolha pode ficar mais fácil se você souber quais aspectos analisar em um colchão antes da compra. Mas quais são esses aspectos?

A seguir, Vanessa Ferraz, que é especialista da BF Colchões, explica cada um deles para te ajudar a fazer a melhor compra possível. Confira!

Tamanho do colchão

Apesar de as medidas de solteiro, casal, queen e king serem padronizadas, é sempre bom verificar. Até porque, nada pior do que comprar um colchão e depois descobrir que ele não cabe na sua cama, ou é muito pequeno e deixa os seus pés de fora.

Por isso, meça seu colchão atual e tenha essas medidas em mente na hora de ir à loja. “Se o objetivo for comprar um colchão maior ou menor, avalie se a estrutura da cama comporta essa mudança, seja uma box ou padrão, assim como a metragem do seu quarto. E não se esqueça dos jogos de lençol, pois ao trocar um colchão de tamanho queen por um king, por exemplo, provavelmente será preciso renovar também as roupas de cama”, orienta Vanessa.

Densidade do colchão

Segundo a especialista, a densidade de um colchão diz respeito à quantidade de espuma por metro cúbico. Conforme a densidade aumenta, o colchão é capaz de suportar mais peso. Assim, você consegue saber qual a medida mínima para você de acordo com o seu peso.

“É uma conta simples de peso e altura das pessoas que utilizarão o produto. Um colchão D23, por exemplo, é ideal para quem tem até 1,80 metro de altura e 50 quilos, no máximo. Um colchão D28 vai um pouco além, suportando até 70 quilos e 1,90 metro de altura”, explica. 

Não respeitar isso pode fazer com que o colchão dure menos, então fique de olho!

Firmeza ou maciez

Existem desde os colchões de nível macio, para os que gostam da sensação de dormir nas nuvens, até o nível intermediário/macio e as opções mais firmes e extra firmes, como os ortopédicos. Para Vanessa, o que importa, nesse sentido, é a sua preferência pessoal e as suas necessidades.

“Colchões de espuma são bons para a coluna, pois costumam ser mais firmes e apresentar grande estabilidade. Já os colchões de mola são ideais para quem dorme acompanhado ou gosta de dormir de lado, uma vez que absorvem o impacto de quando a outra pessoa se mexe e aliviam os pontos de pressão, apresentando maior sustentação de peso”, complementa.

Certificações de qualidade

Ao comprar um novo colchão, avaliar os selos de certificação de qualidade é de extrema importância.

Além do INMETRO, uma certificação obrigatória aos colchões comercializados no Brasil, Vanessa destaca o selo do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso).

Essa é uma análise criteriosa, que testa os produtos em diferentes etapas relacionadas à dimensão, densidade, resistência, deformação, entre outras.

Avaliações sobre o colchão

Sabe quando você fica sabendo de um novo restaurante e, antes de ir, decide olhar as avaliações na internet? Essa mesma tática é útil na hora de escolher um colchão. Ninguém melhor para te dizer se um produto é bom mesmo do que quem já usou.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Saber como escolher o melhor creme dental entre as opções no mercado pode ajudar a evitar problemas como cáries e tártaro

Saúde

Especialista reforça a importância da realização de exames preventivos para evitar o desenvolvimento da doença em sua forma grave

Estilo de Vida

Você sempre sente que está prejudicando a saúde da pele e do cabelo ao praticar esportes no dia a dia? Descubra como evitar isso

Comportamento

Excesso de exposição à internet e redes sociais, além de mudanças nos hábitos, relacionamentos e vida social