Criar um espaço de treino ou academia em casa se tornou uma alternativa cada vez mais comum entre pessoas que buscam praticidade, economia de tempo e conforto para manter uma rotina ativa. No entanto, transformar um ambiente doméstico em uma academia funcional, sem comprometer a circulação ou o visual da casa, ainda é um desafio para muitos.
Segundo Rafael Uliani, especialista no mercado esportivo e chefe de produtos da plataforma ZiYou, o primeiro passo é entender o que realmente se espera dessa “academia caseira”. “É muito comum as pessoas se empolgarem, mas não saberem por onde começar: que equipamento comprar, onde colocar, se realmente vão usar ou se não vai acabar virando cabide de roupas”, afirma.
Por isso, o especialista separou 4 dicas a seguir para você montar a sua academia em casa sem frustrações e com muita funcionalidade:
Priorize equipamentos ergométricos
São os mais indicados para iniciantes, pois oferecem segurança, baixo risco de lesão e benefícios comprovados para a saúde cardiovascular. Esteiras, bicicletas e elípticos residenciais são boas opções.
Escolha equipamentos que atendam mais de uma pessoa da casa
Se você comprar equipamentos diferentes para cada pessoa da casa, vai acabar ocupando espaço demais. Assim, opte por modelos ajustáveis, que acomodam diferentes pesos e estaturas. Também tente escolher aqueles dobráveis, que vão ocupar menos espaço quando não estivar usando.
Mantenha o espaço motivador
Para garantir que o espaço continue sendo usado, é importante cuidar da atmosfera. Deixar o ambiente limpo, bem iluminado, ventilado e com elementos que tragam bem-estar é fundamental. “Vale incluir uma playlist animada, metas visuais, tapetes antiderrapantes ou até suportes para garrafa de água e toalha. Tudo isso contribui para que o espaço seja convidativo”, orienta o especialista.
Flexibilidade e economia: o modelo de assinatura
Por fim, o especialista explica que outra alternativa que vem ganhando força é o modelo de assinatura de equipamentos fitness. “Esse formato permite testar um aparelho antes de comprá-lo, sem o compromisso inicial. Se não se adaptar ou quiser trocar, é possível fazer isso com facilidade. É uma forma segura e prática de montar uma academia sem grandes investimentos ou arrependimentos”, explica Rafael Uliani.
