O deslumbre por cabelos grandiosos não é de agora. Mulheres têm buscado cada vez mais por recursos que tragam a possibilidade de manter fios ainda maiores, seja por mega hair, shampoos com fórmulas milagrosas ou até mesmo as pílulas de suplemento vitamínico. Mas uma dúvida frequente entre aquelas que estão em busca do cabelo Rapunzel é: por que meu cabelo não cresce?
Essa tem sido uma das principais queixas no consultório da médica dermatologista Fátima Tubini. Especialista no segmento, a profissional explica o que determina até onde os fios podem alcançar é o ciclo capilar. “Nosso cabelo possui três fases de crescimento. A fase anágena, que é a de quando o cabelo nasce e o tempo que ele cresce. A fase catágena, que é onde os fios começam a ficar mais finos e a fase telógena que é a de queda”.
E quem determina o quão o cabelo pode crescer é a primeira delas, a fase anágena. “Ela pode durar de dois a seis anos. Quem tem uma fase mais longa, de cinco, seis anos, consequentemente vai ter um cabelo mais comprido, ou seja, o comprimento que seu cabelo vai atingir durante toda a vida, é determinado geneticamente pela durabilidade da base anágena”, ressalta a dermatologista.
Como fazer o cabelo crescer?
Sendo assim, pessoas com esta fase do ciclo capilar mais curto, de dois a três anos, consequentemente, terão o cabelo menor. De acordo com a médica, não existem medicações ou vitaminas que possam aumentar a durabilidade dessa fase. No entanto, existem alguns tratamentos que podem auxiliar na duração da fase de crescimento por mais tempo.
Para isso, a dermatologista reforça que é necessário a consulta com um médico especialista que analisará cada caso individualmente, auxiliando no melhor procedimento para o fortalecimento dos fios. A consulta com um profissional especializado é fundamental para receber o tratamento adequado, protegendo a saúde dos cabelos.