Beleza

Unhas fracas: 3 cuidados que você precisa tomar no dia a dia

Para prevenir e também remediar seu problema com unhas fracas, teste essas dicas infalíveis: você vai ver a diferença!

É possível tornar as suas unhas mais fortes com dicas simples - Foto: Shutterstock

É fato: as unhas fracas são um pesadelo! Seja no formato natural ou com acrílico e fibra de vidro, para os amantes do cuidado com as unhas, a sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

E fica impossível manter uma esmaltação bonita ou um comprimento de dar inveja se a sua unha vive quebrando! Ainda assim, esse problema é bem comum e, apesar de parecer difícil de resolver, basta seguir algumas dicas infalíveis.

Entretanto, lembre-se: o corpo fala! Caso você teste essas dicas e não obtenha mudanças, é importante visitar um médico dermatologista. Segundo a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “mudanças na coloração, formato e textura das unhas podem ser sinal de que você não está se alimentando como deveria ou que você está sofrendo de doenças mais sérias. Por isso, é sempre importante ficar atento a essa estrutura queratinosa na ponta dos dedos, que deve permanecer forte, transparente e lisa”.

3 dicas para deixar as unhas mais fortes

Atenção à rotina das unhas

Assim como o cabelo exige um cronograma de cuidados e uma rotina coerente com as suas necessidades, o mesmo vale para as unhas! Ou seja, tudo aquilo que entra em contato com as unhas deve ser muito bem pensado: desde a composição do removedor de esmaltes até mesmo os produtos de limpeza que usamos no dia a dia.

Em relação à esmaltação, é possível conciliar uma unha saudável mesmo com o uso constante de esmaltes. Para isso, basta evitar a esmaltação de forma muito frequente e deixar a unha “respirar” por pelo menos 10 dias no mês!

Além disso, vale utilizar luvas ao manusear produtos de limpeza. Desta forma, é possível evitar a exposição de toda a mão a substâncias químicas.

Mantenha as unhas hidratadas

A principal causa da quebra de unhas é o ressecamento. E, como solução, está a clássica e potente hidratação! Ao usar o removedor de esmaltes, passar álcool em gel ou até mesmo lavar as mãos, as unhas tendem a ressecar. Por isso, a hidratação deve ser constante e feita com produtos à base de óleos, a fim de evitar a perda de água!

“Dê preferência aos óleos vegetais, que são menos oclusivos e mais sustentáveis, como os óleos de rosa mosqueta e de abacate e a manteiga de karité”, explica o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Não subestime o poder das cutículas!

A saúde de todo o comprimento das unhas é importante para evitar a quebra. Assim, lembre-se sempre de hidratar também as cutículas!

Ainda mais, evite tirar as cutículas! De acordo com a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, as cutículas exercem uma função importante de proteção e manutenção da qualidade das unhas. Dessa forma, a sua remoção torna a unha mais frágil e quebradiça, ao passo que possibilita a entrada de fungos e bactérias.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile