Ultimamente, parece que todas as dicas de beleza compartilhadas por influenciadoras ou famosas incluem ativos caríssimos ou um milhão de passos complicados, não é mesmo? Todavia, recentemente Carolina Dieckmann chamou atenção ao revelar um truque de beleza super acessível – é basicamente sem custo!
É o truque do gelo no rosto! A técnica, conhecida como crioterapia facial, virou tendência entre famosas e entusiastas do autocuidado por seus efeitos imediatos na pele.
“O gelo tem efeito vasoconstritor, ou seja, contrai os vasos sanguíneos temporariamente, o que reduz inchaços, suaviza olheiras e confere aquele aspecto de pele mais firme e descansada. É um ótimo truque para despertar a pele pela manhã ou acalmar após um dia de exposição solar ou uso de ácidos”, explica a dermatologista Dra. Mariana Paixão, especialista em rejuvenescimento e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Contudo, é essencial saber os cuidados necessários para usar a técnica de forma segura. A seguir, a especialista explica como fazer isso e os benefícios da prática:
Como usar o gelo corretamente no rosto
Apesar de parecer simples, o método exige atenção. “Jamais aplique o gelo diretamente na pele por muito tempo. Isso pode causar queimaduras por frio e irritações. O ideal é envolver o cubo em uma gaze ou tecido fino de algodão antes da aplicação”, orienta Dra. Mariana.
Ela também recomenda limitar o tempo de contato. “Faça movimentos circulares suaves por no máximo dois minutos em cada área. Nada de deixar o gelo parado na pele — isso aumenta o risco de lesões”, alerta.
Melhor horário para aplicar
A dermatologista explica que o melhor momento para o truque do gelo no rosto é de manhã, após limpar a pele normalmente. “Isso ajuda a reduzir o edema facial, desinchar a área dos olhos e fechar temporariamente os poros, promovendo uma textura mais uniforme para receber os produtos de skincare ou maquiagem”, diz.
Quantas vezes por dia é indicado
O uso pode ser feito uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã, mas não há necessidade de repetir várias vezes. “Excesso de estímulo frio pode sensibilizar a pele, especialmente em quem tem rosácea, pele muito seca ou sensível. Nesses casos, o ideal é consultar um dermatologista antes de aderir à técnica”, orienta.
Benefícios do gelo no rosto
De acordo com a especialista, os principais benefícios são:
- Redução de inchaço e bolsas sob os olhos
- Sensação de pele mais firme e tonificada
- Suavização de vermelhidão temporária
- Diminuição de poros dilatados (efeito imediato)
- Ação calmante pós sol ou pós-procedimentos leves
- Potencial melhora na absorção de produtos aplicados após
“É uma técnica que pode aparecer como complemento, mas não substitui um bom protetor solar, hidratação adequada e tratamento individualizado. Ainda assim, é uma opção acessível e eficaz para dar aquele ‘up’ na pele sem gastar nada”, finaliza Dra. Mariana Paixão.
