Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Pontas duplas: tire suas dúvidas e saiba como acabar de vez com elas
As pontas duplas interferem diretamente no visual dos cabelos - Foto: Shutterstock

Beleza

Pontas duplas: tire suas dúvidas e saiba como acabar de vez com elas

Especialista Pati Macedo explica a origem das pontas duplas e ensina como solucionar esse problema capilar

Inimiga do cabelo saudável, as pontas duplas deixam os fios com aquele aspecto de palha, que causa tanto incômodo nas mulheres. Por isso, é comum que muitas delas acabem optando por cortar os cabelos na intenção de acabar com as pontas duplas, mas será que essa é a única forma de lidar com isso?

Para responder a essa questão e esclarecer outras dúvidas, a hairstylist Pati Macedo, que é conhecida nas redes sociais por compartilhar sua rotina de trabalho com os seus seguidores, explica o que são as pontas duplas, suas causas e como solucionar esse problema. Confira!

O que são as pontas duplas?

As pontas duplas, que também podem ser triplas ou quadruplas, são resultado do desgaste da fibra capilar causado por procedimentos químicos e agressores externos, que ressecam os fios e danificam a cutícula capilar. 

“Além disso, são grandes inimigas do desenvolvimento saudável dos fios, já que elas impedem que o cabelo cresça e se fortaleça, além de causarem um aspecto desagrdável”, diz Pati. 

Quais as causas?

Além de fatores externos como sol e o vento, o uso de fontes de calor e processos químicos contribuem para o surgimento do problema. A má alimentação e o pouco consumo de água também interferem na saúde capilar. 

“Sobre a incidência, em geral, elas aparecem em todo e qualquer tipo de cabelo, mas nos crespos e cacheados são mais comuns porque, geralmente, são fios mais secos, uma vez que seu formato em ‘espiral’ impede que a oleosidade natural chegue com mais facilidade até as pontas”, explica.

Quais são os tipos?

De acordo com a especialista, existem seis tipos de pontas duplas. Veja quais são eles abaixo:

  • Ponta dupla jovem: ocorre quando outra pontinha bem pequena começa a se soltar do fio principal;
  • Ponta dupla em Y: em determinado ponto, o fio se parte de forma igual, criando “dois caminhos”;
  • Ponta dupla afunilada: nesse caso, o fio não chega a se partir, mas vai se afunilando e ficando bem ralo em direção à ponta do fio principal;
  • Ponta dupla incompleta: trata-se daquele fio que mantém a ponta unida, mas que se dividiu ao meio ao longo do comprimento;
  • Ponta dupla árvore: uma ramificação de pontas vão surgindo a partir de outras em um mesmo fio, como se fossem galhos,
  • Ponta dupla pena: a mesma ramificação ocorre, mas apenas na região da ponta do fio, criando pequenas pontinhas como se fossem uma pena.

Como resolver?

Para prevenir e tratar esse problema, é importante adotar hábitos saudáveis, utilizar protetor térmico quando expor os cabelos a fontes de calor e investir em tratamentos de hidratação e reparação dos fios. 

O corte também pode ajudar neste processo, porém é importante cuidar do cabelo para evitar que as pontas duplas apareçam. “Iniciar um cronograma capilar pode fazer diferença nos fios, devolvendo a reposição de água, nutrientes e proteínas, o que fará muito bem e é sempre bem vindo”, sugere Pati. 

“Comece fazendo isso e não esqueça de apostar no uso de produtos que minimizem os danos do dia a dia, como o aquecimento do sol. Por fim, sempre que possível, procure um profissional que te ajude nisso. Com certeza, fará diferença”, finaliza.

Mais notícias como essa

Saúde

Especialista explica como uma rotina saudável, com alimentos que previnem câncer de mama, ajuda a combater a doença

Pets

Uma reforma em casa pode deixar os pets desconfortáveis ou até estressados ou machucados; veja como evitar problemas

Beleza

Especialista faz alerta para cuidados que devem ser tomados para garantir a sua segurança ao fazer as unhas no salão

Finanças e Empreendedorismo

Conservação, histórico de manutenção e quilometragem controlada estão entre as principais dicas para negociar melhor o seu veículo