Cada vez mais mulheres resolvem abandonar as químicas e assumir os fios naturais. Com isso, os cachos são colocados para jogo e precisam de cuidados específicos para permanecerem saudáveis, leves e bonitos.
Para garimpar dicas sobre como cuidar melhor do cabelo cacheado, a Alto Astral conversou com a hairstylist Bianca Hulmann, especialista em ondulados, crespos e cacheados. Ela elencou mitos e verdade sobre como lidar com os cachinhos e agora entrega tudo:
Cabelo cacheado demora mais para crescer — MITO!
Muitas mulheres acham que o cabelo cresce muito mais rápido quando é alisado, mas essa impressão surge porque o cabelo cacheado conta com o fator encolhimento. Ele continua crescendo normalmente.
Não pode lavar o cabelo todos os dias — MITO!
Pode lavar, sim! Basta ter uma rotina de cuidados com produtos de boa qualidade e usar os métodos “low poo”, estilo de lavagem que prioriza os cuidados naturais.
Os cachos só devem ser penteados quando molhados — VERDADE!
O cabelo cacheado deve ser penteado sempre no banho e com uso de condicionador ou máscaras. Comece pelas pontas, vá para o meio e depois na raiz. Penteá-lo seco pode quebrar os fios.
O cabelo cacheado é mais ressecado — VERDADE!
Infelizmente, sim. Quanto menor a curvatura, maior o ressecamento. Isso porque o couro cabeludo produz a oleosidade, mas ela não consegue chegar ao comprimento e às pontas como no cabelo liso. Por isso, muita nutrição e hidratação nesse cabelo!
Os cachos devem ser cortados retos e secos — MITO!
Nada disso! Cortar seco ou molhado deve ser uma decisão individual de cada profissional após analisar o cabelo. Ainda que o corte a seco seja muito indicado, não é uma regra. Quanto à base reta, também não é verdade. Para ter um volume distribuído, o ideal é cortar em camadas.
Gostou das descobertas? Veja mais no vídeo abaixo:
Fonte: Bianca Hulmann, cabeleireira especialista em ondulados, cacheados e crespos.