Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cuidado para sua harmonização facial não virar "desarmonização facial"
Cuidado para sua harmonização facial não virar "desarmonização facial" - Shutterstock

Beleza

Harmonização facial: como evitar problemas com o procedimento

Profissional explica quais os principais vilões da harmonização facial e de que forma evitar que ela vire uma “desarmonização facial”

A harmonização facial se tornou uma grande tendência no mundo da estética, inclusive entre famosos. Vira e mexe, porém, alguém é criticado na internet por conta de resultados considerados ruins após o procedimento, quando ocorre a chamada “desarmonização facial”. Mas por que isso acontece?

Dra. Rita Han, que é dentista e especialista em Harmonização Orofacial, alerta que os maiores riscos são os maus profissionais e os produtos de baixa qualidade. “A quantidade insuficiente de produto ou o excesso podem comprometer os resultados desejados. Portanto, é fundamental pesquisar e selecionar um profissional experiente e com casos de sucesso comprovados”, explica a especialista.

Um dos maiores vilões nesse cenário é o uso indiscriminado do PMMA (polimetilmetacrilato), componente plástico utilizado em procedimentos estéticos. Apesar de ser uma opção mais acessível, esse material permanente não é absorvido pelo organismo, podendo resultar em deformações, inflamações, necrose e até mesmo a morte do paciente. A Dra. Han explica que esse material promete resultados milagrosos, mas causa danos irreversíveis.

Outros riscos na harmonização facial

Outros riscos, fora o PMMA, podem ocorrer na harmonização facial. A Dra. Han destaca alguns:

  • Efeito cinderela: se um produto de reticulação não é o certo para uma região específica, o procedimento pode durar apenas alguns dias ou semanas, resultando no chamado “efeito Cinderela”
  • Rápida reabsorção: quando a pele do paciente não tem uma avaliação correta e está desidratada, o ácido hialurônico desaparece rapidamente
  • Necrose: injeções equivocadas podem pressionar os vasos sanguíneos, levando à temida necrose
  • Quantidade insuficiente de produto: a falta de cuidado na dosagem muitas vezes resulta em procedimentos ineficazes
  • Efeito cara de Fofão: um rosto estufado e artificial, especialmente em idosos que buscam o estiramento da pele, pode ocorrer quando o uso do material é excessivo

Como evitar a “desarmonização facial”

Para a Dra. Han, um ponto é o mais importante de todos quando a questão é impedir problemas com a harmonização facial: bons profissionais. O paciente deve ter toda a conscientização sobre os riscos associados a técnicas estéticas e o especialista deve sempre optar pelos caminhos e produtos mais seguros.

A partir disso, a dica é pesquisar muito sobre o profissional antes de fazer qualquer decisão, buscando inclusive a opinião de outras pessoas sobre ele.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Às vezes, os idosos sentem menos sede e, assim, acabam bebendo menos água, então é necessário ter certos cuidados especiais com eles

Saúde

Não ir ao banheiro por muito tempo ou notar mudanças nas fezes podem ser sinais de que há algo de errado com a sua...

Casa & Decor

Especialista dá dicas de cuidados essenciais para cultivar sua própria horta em casa ou apartamento