Durante o inverno, é comum que os fios fiquem mais ressecados e difíceis de lidar. O surgimento de frizz nessa época do ano é um problema que causa incômodo em muitas pessoas. Ele surge quando a cutícula, camada mais externa do cabelo, está aberta ou danificada, permitindo que a umidade entre ou saia com facilidade. Isso acontece com mais intensidade em fios porosos, secos ou com química.
No frio, sem os cuidados certos, o problema se agrava. A combinação de temperaturas mais baixas, ar seco e o uso frequente de fontes de calor como secador, chapinha ou até banhos mais quentes acabam retirando a umidade natural do cabelo, deixando-o mais suscetível ao problema.
Por isso, investir em uma rotina de cuidados com os cabelos faz toda a diferença para controlar o frizz no inverno. A seguir, confira dicas da marca de cuidados capilares John Frieda para manter o frizz longe dos cabelos no inverno:
1. Lave os cabelos com água morna
Evite lavagens excessivas com água muito quente, pois isso remove a proteção natural dos fios e contribui para o ressecamento.
2. Seque os cabelos delicadamente
Não esfregue a toalha nos fios, pois isso gera atrito. Além disso, não a deixe no cabelo por muito tempo.
3. Use produtos anti-frizz
Inclua produtos nutritivos e com ação anti-frizz na sua rotina, priorizando fórmulas mais leves que tratam sem pesar de dentro para fora
4. Proteja os fios do calor
Antes de usar fontes de calor, finalize com um protetor térmico. Além de evitar danos, isso ajuda a manter o alinhamento por mais tempo.
5. Leve um sérum sempre na bolsa
Tenha sempre em mãos um sérum que pode ser reaplicado durante o dia conforme a necessidade dos fios
6. Use touca de cetim
Durma com fronha de cetim ou use touca, evitando o atrito noturno que compromete o efeito de cuidados feitos durante o dia.
