A pele tem papel fundamental não apenas na estética, mas na saúde integral do corpo. Sua condição pode revelar sinais de desequilíbrio interno, deficiências nutricionais e até doenças dermatológicas.
“É fundamental compreender que a pele não é apenas uma barreira protetora. O órgão está diretamente ligado ao sistema imunológico e pode manifestar desequilíbrios que ocorrem em outras partes do organismo”, afirma a CEO da Cosmobeauty Fernanda Sanches.
Segundo a farmacêutica bioquímica, “manchas, ressecamento excessivo, acne ou surgimento precoce de linhas finas podem indicar falta de hidratação, excesso de exposição solar, má alimentação ou até estresse”, alerta.
Como cuidar da pele no dia a dia?
Entre os principais fatores que comprometem a saúde cutânea, estão poluição, exposição excessiva aos raios solares e estresse oxidativo, fenômeno celular causado pela produção de radicais livres.
Para manter a saúde da pele em equilíbrio, a especialista orienta adotar cuidados diários, como realizar uma autoavaliação da derme para identificar sinais de flacidez e até condições relacionadas ao organismo.
“Observar o brilho natural, a elasticidade ao toque e a uniformidade do tom já revela muito sobre a saúde da pele. Testar o tônus, pressionando levemente a bochecha com dois dedos, pode indicar se a pele está perdendo firmeza”, orienta.
Produtos essenciais no skincare
Para cuidar da pele adequadamente, a profissional recomenda ainda o uso de cosméticos com foco em hidratação, fotoproteção e renovação celular. Entre os produtos indicados pela especialista estão:
- Séruns com vitamina C: ajudam no combate à oxidação celular e melhoram o viço da pele;
- Protetores solares com ação antioxidante: protegem contra os danos causados pelos raios UVA/UVB e pela luz azul de telas, sendo recomendado fórmulas com FPS 50;
- Hidratantes com ácido hialurônico: restauram a barreira de proteção cutânea e combatem a sensação de ressecamento,
- Peelings enzimáticos home care: estimulam a renovação sem agredir a pele, ajudando no clareamento de manchas superficiais e na textura.
“Não se trata de vaidade. A pele saudável reflete equilíbrio e contribui para a autoestima, que também tem papel fundamental no bem-estar emocional”, conclui a farmacêutica Fernanda Sanches.
