Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A chegada da temporada de calor não impede a aplicação do botox, mas exige atenção com a saúde da pele
A aplicação de botox no verão exige cuidados especiais com a pele - Foto: Shutterstock

Beleza

Verão: veja os cuidados para aplicar botox na estação

A chegada da temporada de calor não impede a aplicação do botox, mas exige atenção com a saúde da pele

A toxina botulínica é a substância mais utilizada para suavizar linhas de expressão e conquistar uma aparência mais jovem. Com a chegada do verão, a procura pelo botox aumenta, mas será que é seguro realizar esse tratamento nessa época do ano? Segundo a dermatologista Laís Rios, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não existe problema em realizar tratamentos com o botox em dias mais quentes, desde que sejam tomados alguns cuidados importantes. 

“Não há contraindicação para realizar tratamentos com a toxina botulínica no verão, já que ela é segura e não depende da estação do ano para ter bons resultados. No entanto, é importante evitar exposição solar excessiva logo após a aplicação”, alerta a médica. De acordo com ela, o sol em si não interfere diretamente na ação da toxina, mas a pele pode ficar mais sensível devido às microperfurações realizadas durante o procedimento, o que aumenta o risco de irritações ou manchas se expostas ao calor intenso ou à radiação ultravioleta sem proteção.

Cuidados com a aplicação de botox no verão

Embora não exista nenhuma contraindicação sobre o uso de botox em dias mais quentes, a ausência de cuidados ao realizar o procedimento no verão pode oferecer riscos para a saúde. “Quando a gente aplica a toxina, assim como qualquer outro medicamento injetável, a gente pode, eventualmente, acabar atingindo um vaso sanguíneo, o paciente pode desenvolver algum hematoma, alguma manchinha roxa no local da aplicação, e aí ele deve evitar a exposição solar para que essa mancha não pigmente, não marque a pele”, explica a dermatologista e especialista pela SBD, Ana Carolina Sumam. 

Assim, para garantir a segurança e eficácia do tratamento nessa temporada mais ensolarada, as médicas recomendam alguns cuidados essenciais, como o uso de protetor solar com, no mínimo, FPS 30 para o corpo e FPS 50 para o rosto, evitar atividades que aumentem a temperatura do corpo, como saunas e banhos muito quentes, além de exercícios intensos entre as primeiras 24h e 48h após a aplicação da substância. 

“O botox atua nos músculos e não na superfície da pele, mas esse período é necessário, pois a substância continua se fixando nos receptores musculares e aumentar o fluxo sanguíneo pode aumentar o risco de deslocamento da toxina para áreas não desejadas, afetando os resultados”, explica Laís Rios. 

Além disso, manter a pele hidratada é fundamental, pois o seu ressecamento pode prejudicar os resultados da toxina botulínica. A hidratação adequada melhora a elasticidade e a saúde da pele, o que complementa os benefícios do tratamento.

Mais notícias como essa

Saúde

Especialista explica o que acontece e quais são os principais sinais do período de ovulação; veja e saiba prever o seu!

Beleza

Saiba o que causa a produção de oleosidade e quais são os cuidados necessários para evitar que a pele fique ainda mais oleosa no...

Astrologia

Os próximos dias prometem ser cheios de emoções na vida do zodíaco. Confira quais são os signos que precisam ficar atentos

Saúde

Conheça ajustes simples nos hábitos diários que podem contribuir para apoiar seus objetivos e seu bem-estar geral