Você já notou que a sua pele parece mais ressecada em algumas épocas do ano do que em outras? É comum que, quando está mais frio, a cútis desidrate e fique com esse aspecto. Por isso, logo que chega o outono, é bom começar a ter cuidados de skincare diferenciados.
Segundo a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, as principais medidas para cuidar de pele no outono (e no inverno) são as voltadas justamente para a hidratação.
Isso porque, além do clima já causar um ressecamento, os banhos mais demorados e quentes também trazem prejuízos nesse sentido. A especialista separou 5 cuidados essenciais com a pele no outono para te ajudar a melhorar o seu skincare nesse período. Veja:
Hidratação tópica
Cremes, géis ou soros para hidratação tópica são cruciais para cuidar da cútis na estação. No caso de peles mais secas, Dra. Fernanda Nichelle indica ativos cremosos, enquanto os géis e soros dão mais certo para as mais oleosas.
Inclusive, um erro que muitas pessoas cometem é pensar que a pele oleosa não precisa ser hidratada. “As peles mais oleosas precisam de hidratação com produtos não oleosos. A questão é utilizar o hidratante correto”, explica a médica.
Filtro solar
Outro erro comum é acreditar que só se deve passar filtro solar no verão ou em dias de calor extremo. O produto deve estar presente no seu dia a dia o ano inteiro, com foco nas áreas expostas ao sol, como o rosto, orelhas, couro cabeludo (especialmente em pessoas calvas), dorso das mãos, colo e pescoço.
Ingestão de água
Sabe-se que a ingestão de água é extremamente necessária sempre, não apenas no calor, e isso também afeta a pele. “Recomendo que os pacientes bebam no mínimo 40 ml por quilo de peso corporal. Por exemplo, alguém com 60 kg deve ingerir 2,4 litros de água por dia”, comenta a especialista.
Higiene adequada
Higienize a pele de forma adequada, com sabonetes ou loções de limpeza que não retirem a oleosidade da cútis em excesso. Ademais, certifique-se que o produto é ideal para o seu tipo de pele.
“Para as peles oleosas, recomenda-se sabonetes mais adstringentes, enquanto para as sensíveis ou secas as loções de limpeza ou demaquilantes suaves são mais indicados”, diz Dra. Fernanda Nichelle.
Evitar banhos quentes
No frio, dá aquela vontade de ficar por horas no banho com uma água bem quentinha. Porém, para cuidar bem da pele no outono, é melhor evitar isso.
De acordo com a médica, a água quente pode ressecar a cútis e causar danos, especialmente em áreas mais sensíveis, como o rosto e o couro cabeludo. Prefira uma temperatura morna ou fria.