Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A ideia de que chocolate causa acne pode não ser um completo mito, mas também não é 100% verdade
A ideia de que chocolate causa acne pode não ser um completo mito, mas também não é 100% verdade - Foto: Shutterstock

Beleza

Chocolate causa acne? Médica explica se isso é verdade ou mito

A acne preocupa muito quem ama um bom chocolate, especialmente na Páscoa; entenda se essa preocupação faz sentido

Chegamos a semana de Páscoa e o que não falta neste período é chocolate! Mas para quem é preocupado com skincare, esse é o momento perfeito para se perguntar se chocolate causa acne, não é mesmo? Pois é. Apesar de a frase fazer parte do imaginário de brasileiros, a verdade é que isso depende muito.

Ainda que o chocolate não seja o responsável pelo aumento da acne, a gordura e o açúcar presentes em algumas de suas versões podem causar, o que aumenta a oleosidade da pele, segundo a Dra. Fernanda Nichelle, que atua na área da estética.

Mas não é preciso se desesperar! Sabemos que é quase impossível resistir aos chocolates, especialmente nesta época, então conversamos com a Dra. Fernanda e trouxemos algumas dicas para comer essas delícias sem atacar a acne.

Segundo a especialista, a dica de ouro é saber quais chocolates consumir para não causar problemas na pele. “Sugiro que sejam consumidos os chocolates com maior teor de cacau, que é um excelente antioxidante”, orienta. Por isso, chocolates 50% ou 70% cacau, são ótimas opções para se deliciar na Páscoa. Maneirar um pouco na quantidade dessa guloseima, evitando os exageros, também é importante.

Além disso, a profissional ainda explica que existem outros cuidados com a pele que podem ser tomados no dia a dia para evitar a oleosidade. Higienizar a pele da forma adequada e não consumir muitos produtos oleosos são as indicações da Dra. Fernanda Nichelle nesse sentido.

Ih, exagerei! E agora?

O melhor é sempre tentar não exagerar no chocolate, seja na Páscoa ou em qualquer outro período. Porém, se isso acontecer, a médica também traz uma dica para tentar barrar ou diminuir o aparecimento da acne. “Sugiro um ‘detox’ alimentar orientado por um nutricionista e aliado à limpeza adequada da pele e à diminuição do uso de produtos comedogênicos”, orienta ela.

Não é só o chocolate

Por fim, vale lembrar que não é apenas o chocolate que é o “vilão” da pele. De acordo com a Dra. Fernanda, todos os alimentos com muita gordura, açúcares e derivados de vitamina B podem causar ou agravar quadros de pele acneica.

Assim, de nada adianta maneirar no chocolate ou até cortá-lo da dieta, mas exagerar em vários outros alimentos que contêm essas substâncias. O melhor mesmo é ter uma alimentação balanceada sempre.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento