Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres
Veja as causas para a queda de cabelo no pós-parto - Foto: Shutterstock

Beleza

Queda de cabelo no pós-parto: entenda as causas e como tratar

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

O puerpério é um período repleto de transformações para as mulheres, resultado das mudanças hormonais e emocionais no organismo. Durante esse período, muitas experimentam queda de cabelo devido às alterações nos níveis de hormônios. 

“O pós-parto é caracterizado por uma diminuição drástica nos níveis de hormônios que estavam elevados durante a gravidez, como a progesterona. Esse hormônio é essencial para preparar o organismo para a gestação e manter a estrutura capilar resistente”, explica Matheus Laz, educador técnico da Prohall Professional.

Após o nascimento do bebê, a perda significativa da progesterona no organismo leva a uma série de mudanças, incluindo uma forte alteração no ciclo de crescimento dos cabelos. Como resultado, os fios podem ficar frágeis e enfraquecidos, levando à queda abrupta.

Normalmente, a perda de cabelo ocorre cerca de três meses após o parto e pode ser acompanhada por afinamento dos fios. Além das mudanças hormonais, outros fatores como estresse, falta de sono e dietas inadequadas também podem contribuir para o enfraquecimento dos fios durante o puerpério.

Tratamento

Apesar do puerpério resultar em queda de cabelo para muitas mulheres, é possível tratar esses problemas capilares de forma eficaz. O primeiro passo é buscar a orientação de um dermatologista especializado em tricologia, profissional capaz de avaliar as necessidades específicas de cada paciente.

Esse especialista poderá avaliar o grau da queda, verificar os níveis hormonais e recomendar o tratamento mais adequado, considerando fatores como deficiências nutricionais, saúde hormonal e estilo de vida. É essencial evitar o autodiagnóstico e o uso de produtos e medicamentos sem prescrição, pois isso pode agravar a condição ou causar efeitos adversos.

O tratamento pode incluir suplementos vitamínicos para corrigir deficiências nutricionais, cronogramas capilares focados no fortalecimento dos fios e soluções tópicas para estimular o crescimento.

“Além disso, recomendações gerais para os cuidados diários são importantes, como o uso responsável de ferramentas de calor, cuidado ao pentear e substituição de enxágues de água quente por água fria ou morna. Com a orientação correta, é possível restaurar a saúde dos cabelos”, finaliza Matheus. 

Mais notícias como essa

Beleza

Infectologista alerta para infecções graves que podem ser transmitidas durante procedimentos estéticos em salões de beleza

Moda

Quer renovar suas roupas sem gastar? Esses cinco truques simples vão te ajudar a ter peças novas de um jeito super fácil!

Receitas

Veja quais doces podem estimular as capacidades cognitivas do cérebro para melhorar a capacidade de raciocínio

Saúde

Controlar o estresse é extremamente importante para evitar e até tratar alguns tipos de dor crônica, como a cefaleia tensional