Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dermatologista explica por que expor a pele a fruta cítrica e depois ao sol pode causar graves problemas na pele
Frutas cítricas pode causar irritação na pele - Foto: Reprodução / TV Globo

Beleza

BBB 24: entenda os riscos do contato com frutas cítricas ao sol

Dermatologista explica por que expor a pele a fruta cítrica e depois ao sol pode causar graves problemas na pele

No programa da última segunda-feira (01) do Big Brother Brasil, o apresentador Tadeu Schmidt repreendeu a participante Beatriz Reis por usar um top feito de cascas de laranja, devido ao risco de irritação e queimaduras na pele. 

O dermatologista José Roberto Fraga Filho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que a exposição da pele com frutas cítricas ao sol causa uma reação química na pele chamada fitofotodermatose.

Isso ocorre por uma reação entre um produto alergênico e a luz solar, mais especificamente a luz ultravioleta A. Essa reação química provoca dor e coceira, além do escurecimento da pele e formação de bolhas em casos mais graves. 

Além das frutas cítricas, cenoura, figo, hibisco, kiwi, caju, salsinha, coentro e erva-doce são alguns vegetais que entram na lista de possíveis causadores de fitofotodermatite, comenta o especialista. 

“As pessoas sempre lembram do limão, mas outras substâncias podem desencadear essa reação. Entre as mais frequentes temos: tangerina, lima, cenoura, figo, salsinha, hibisco e canela”, alerta ele. 

Tratamento e prevenção

O tratamento consiste na aplicação de pomadas à base de corticoides na área afetada, mantendo a pele hidratada e protegida do sol com o uso de um bom protetor solar

Para prevenir o problema, José Roberto aconselha evitar manusear os alimentos mencionados acima em locais abertos e expostos ao sol. Mas se tiver que manuseá-los, lembre-se de lavar as mãos após o contato com esses alimentos.

Procure ajuda médica!

Vale ressaltar que quando acontece uma queimadura ou reação alérgica na pele, quer dizer que a barreira de proteção foi quebrada. Portanto, a ajuda de um profissional de saúde é essencial para evitar danos mais graves à região afetada.

Sendo assim, ao detectar sinais de vermelhidão e bolhas na pele, procure imediatamente atendimento médico para evitar que essas irritações piorem e se tornem bolhas e manchas duradouras.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos