O aplicativo de relacionamentos happn divulgou o “Trendbook 2024”, conteúdo que traz resultados sobre as tendências de comportamento no âmbito dos relacionamentos para este ano.
Desenvolvido em colaboração com a agência NellyRodi, o Trendbook traz insights globais e regionais colhidos em uma pesquisa com mais de 4.000 usuários do happn em quatro países: Brasil, França, Índia e Noruega.
De acordo com o levantamento, as pessoas estão questionando as normas tradicionais de relacionamentos e abraçando uma abordagem personalizada, buscando conexões autênticas com outras pessoas.
“O estudo revela uma mudança de paradigma nas regras do amor e dos relacionamentos, com tendência para experiências intuitivas, cuidadosas e cheias de ousadia, humor e mente aberta. Os solteiros de 2024 serão aventureiros e cautelosos, mas sempre prontos para mesclar o romance com criatividade e discernimento, reinventando-se a cada novo encontro”, comenta Michel Illas, especialista em relacionamento do happn.
Abaixo, você confere 5 tendências que devem moldar os relacionamentos em 2024, conforme a pesquisa realizada pela plataforma.
Tendências de relacionamentos para 2024
Romance Peculiar
A tendência do “Romance Peculiar” rompe com os antigos hábitos românticos. Com ênfase em relacionamentos com compromisso, mas leves e despreocupados, é um movimento que celebra a autenticidade do ser e valoriza a personalidade genuína acima de fachadas “perfeitas”. A ideia é não fechar os olhos para características e imperfeições que tornam a outra pessoa real.
Neste aspecto, 55% dos entrevistados disseram que se sentem atraídos por detalhes diferentes em um pretendente, seja algo relacionado ao caráter ou um hábito ligeiramente peculiar. No Brasil, 64% dos entrevistados afirmaram que sentem atração por essas características autênticas.
As pessoas que adotam o “Romance Peculiar” se deixam levar rapidamente, imaginando cenários românticos, projetando fantasias e fazendo planos em suas mentes desde as primeiras trocas de mensagens com um crush. Neste sentido, mais da metade das pessoas (51%) afirmaram que se deixam levar pela imaginação antes mesmo do primeiro encontro. No Brasil, 72% dos respondentes se encaixam neste perfil. Na França o número cai para 59% e para apenas 15% na Noruega.
Amor Fora da Caixa
A tendência do “Amor Fora da Caixa” consiste em deixar para trás ideais pré concebidos na hora de encontrar um amor. A pesquisa revela que a maioria (52%) está aberta para conhecer perfis diversos, com quase 70% na Noruega e na Índia endossando essa inclinação. No Brasil, 66% dos entrevistados se mostram abertos para novas experiências, enquanto 33% dizem saber o que querem e não desejam explorar.
Nas Mãos do Cupido
“Nas Mãos do Cupido” é um ressurgimento do matchmaking que ganha força em diversas regiões do mundo. Diante de um oceano de possibilidades – e algumas frustrações – as pessoas reconhecem que a busca por uma parceria romântica pode precisar de uma ajudinha.
Na Índia, cerca de 60% buscam ajuda externa para aumentar suas chances de encontrar um amor recorrendo a familiares, amigos e aplicativo de namoro. Já no Brasil, enquanto 27% afirmam recorrer a cupidos para encontrar um par, 73% preferem contar com a própria intuição na busca.
Chega de joguinhos!
A era das “situationships” – relacionamentos indefinidos e muitas vezes desequilibrados – está chegando ao fim. Na era dos apps de namoro, as pessoas estão mais exigentes em relação aos critérios de busca e não estão dispostas a se contentar com o mínimo, exigindo respeito, clareza e, acima de tudo, reciprocidade genuína.
Em 2024, 86% dos usuários do happn no mundo desejam um compromisso emocional recíproco em seus relacionamentos. A ideia é que, independentemente da profundidade ou seriedade da relação, o nível de compromisso, os desejos e as expectativas sejam decididos e comunicados de maneira clara. Esta reciprocidade é especialmente desejada no Brasil (89%) e na Noruega (94%).
Atividades para quebrar o gelo
Um número crescente de pessoas opta por marcar encontros na vida real o mais rápido possível, mas com uma abordagem criativa. Em vez de simples bares ou jantares, surge a tendência de propor atividades únicas para quebrar o gelo, como aulas de yoga, trilhas na natureza e workshops criativos. Neste rumo, 84% expressa abertura para atividades especiais, com 51% aprovando a abordagem e 33% considerando-a uma excelente ideia. Os brasileiros são os que mais desejam quebrar o gelo com atividades que saiam da rotina, com 77% dos usuários a favor.