Amor, confiança e respeito são alguns dos pilares que sustentam um relacionamento amoroso, mas existe outro — pouco lembrado — cuja falta pode fazer a relação entre o casal desmoronar com o tempo: que é a comunicação.
Segundo a psicoterapeuta Adriana Weitzel, o diálogo “faz com que o casal consiga ter laços mais fortes, gerando estruturas melhores no relacionamento”, além de ajudar a estabelecer limites na vida a dois, criando-se, assim, uma relação de respeito mútuo. Contudo, ela salienta que a comunicação precisa ser do tipo não-violenta, onde ambos consigam expressar seus desejos sem que haja um conflito. “Quando eu consigo fazer isso, a relação se torna muito mais saudável”, conclui.
A falta de comunicação tem a ver com a maturidade?
E quando existe uma grande diferença de idade entre o casal? Será que a maturidade impacta a comunicação?
Caio Bittencourt, que é especialista em relacionamentos, defende que sim. Para ele, homens mais velhos “sabem ouvir e entender os desejos das mulheres”, no entanto, a psicoterapeuta comenta que homens mais jovens também estão aptos a estabelecer uma conversa franca com suas parceiras: “As gerações mais jovens têm tido outros tipos de estímulo: tem estudado mais, tem tido mais acesso a outras informações, então, tem entendido mais essa importância do diálogo”.
Ou seja, a idade por si só não quer dizer nada. O que deve determinar se o parceiro é capaz de ouvir e dialogar, na opinião de Weitzel, são as experiências e estímulos que ele recebeu ao longo da vida: “Eu não acho que a idade realmente seja um fator crucial, mas acredito que cada homem, dependendo das suas vivências, experiências, da criação e dos estímulos que teve, estará mais aberto a ouvir”.
Como melhorar a comunicação no relacionamento?
Conversar abertamente e ser honesto em relação aos seus sentimentos é apenas o primeiro passo para manter um diálogo saudável com a pessoa amada, como destaca Weitzel. “Nunca comece a frase acusando o outro: ‘Ah, porque você faz isso, você faz aquilo’, pois assim a pessoa vai se tornar reativa com você. Ao invés disso, traga o ponto que te incomoda, de como você se sente”.
Além disso, existem outras atitudes pontuadas pela especialista que podem melhorar a comunicação do casal no relacionamento. Confira abaixo:
- Ouvir o outro sem interromper: “Tente ouvir a pessoa, deixe ela terminar o raciocínio dela e, depois, você coloca o que você quer falar”, aconselha.
- Não troque acusações: “Lembre-se que essa pessoa não é sua inimiga. Então, não fique na competição de quem está certo ou quem está errado. Se você ama essa pessoa, quer estar com ela, procura pensar assim: como nós podemos resolver isso juntos?”, questiona Weitzel.
- Busque ajuda profissional: “Busque terapia: terapia individual, terapia de casal. Às vezes, quando acontecem muitas brigas, a terapia acaba sendo fundamental para que o casal aprenda a se comunicar, aprenda a falar”, recomenda.
Fonte: Adriana Weitzel, psicoterapeuta; Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos e Diretor de Comunicação da plataforma MeuPatrocínio.