Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cuidar da pele pode variar de acordo com a idade; saiba como investir em uma rotina de skincare que atenda suas necessidades
Aprenda a cuidar da sua pele de acordo com a sua idade - Foto: Shutterstock

Beleza

Dos 20 aos 60+: veja como cuidar da pele em cada fase da vida

Cuidar da pele pode variar de acordo com a idade; saiba como investir em uma rotina de skincare que atenda suas necessidades

Cuidar da pele vai muito além da estética. Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, a hidratação natural reduz e os sinais do tempo se tornam mais evidentes. Porém, com uma rotina de cuidados bem estruturada, é possível manter a pele com aspecto jovem e saudável em qualquer idade.

De acordo com a farmacêutica bioquímica Fernanda Sanches, CEO da Cosmobeauty, a chave para manter a aparência jovem não está apenas em produtos pontuais, mas na constância dos cuidados e na escolha de ativos adequados para cada fase da vida. “Não adianta apenas buscar tratamentos estéticos ou cosméticos inovadores sem manter uma rotina básica de hidratação, proteção solar e alimentação equilibrada. O segredo está no conjunto de hábitos saudáveis”, afirma.

Mais do que buscar soluções rápidas, a especialista reforça que a pele responde melhor a cuidados contínuos e bem planejados. Por isso, ela nos revela como cuidar da pele de acordo com cada idade. 

Cuidados aos 20 e 30 anos

Nesta fase, a pele ainda tem boa capacidade de renovação e produção de colágeno, mas os danos acumulados desde a infância podem começar a se manifestar. O uso de protetor solar diariamente é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e manchas futuras. Além disso, antioxidantes como a vitamina C ajudam a combater a ação dos radicais livres. 

“A prevenção é o melhor tratamento. Quem começa cedo a se cuidar colhe os benefícios no futuro, pois evita danos acumulativos que se tornam mais difíceis de reverter depois”, defende a especialista.

Cuidados aos 40 e 50 anos

Com a diminuição do colágeno e da elastina, surgem sinais mais evidentes de envelhecimento, como perda de firmeza e rugas mais pronunciadas. Os cuidados diários precisam incluir ativos como ácido hialurônico e retinol para estimular a produção de novas fibras e melhorar a textura da pele.

Segundo a farmacêutica, tratamentos estéticos como microagulhamento e radiofrequência também são aliados. “A tecnologia é uma grande aliada para estimular a pele a se renovar. Mas sempre combinando esses procedimentos com a manutenção diária do cuidado com a pele”, comenta.

Cuidados a partir dos 60 anos

A partir da terceira idade, a pele tende a se tornar mais fina e sensível, exigindo produtos com alto poder hidratante e nutritivo. O ressecamento é uma das principais queixas, pois a capacidade de retenção de água diminui, favorecendo a aparência opaca e a flacidez.

Assim, nessa faixa etária, é importante utilizar produtos que ajudem a recompor a barreira cutânea e impedir a perda de água. Ativos como ceramidas e óleos vegetais garantem a revitalização e evitam que a pele fique sensível. “A hidratação se torna ainda mais importante na maturidade, pois a pele precisa de um reforço para manter seu equilíbrio e resistência”, destaca a farmacêutica.

Mais notícias como essa

Saúde

Especialista explica o que acontece e quais são os principais sinais do período de ovulação; veja e saiba prever o seu!

Beleza

Saiba o que causa a produção de oleosidade e quais são os cuidados necessários para evitar que a pele fique ainda mais oleosa no...

Astrologia

Os próximos dias prometem ser cheios de emoções na vida do zodíaco. Confira quais são os signos que precisam ficar atentos

Saúde

Conheça ajustes simples nos hábitos diários que podem contribuir para apoiar seus objetivos e seu bem-estar geral