Atualmente, muitas pessoas lidam com o estresse excessivo no dia a dia – afinal, é quase impossível não se estressar com a rotina extremamente corrida e cheia de afazeres dos últimos tempos, não é mesmo? E, para as mulheres, esse problema pode ser ainda maior.
Isso porque estudos apontam que as mulheres acumulam mais tarefas domésticas e responsabilidades familiares do que os homens, somando em média 21,3 horas semanais de afazeres extras. Além disso, muitas delas trabalham fora ou de casa mesmo, e esse acúmulo de funções é ruim para a saúde mental.
Uma das soluções naturais que podem ser usadas para diminuir esse impacto, está a reflexologia plantar, ou reflexologia podal. Ela é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos dos pés, correspondentes a diferentes órgãos do corpo.
Essa prática, reconhecida pelo Ministério da Saúde como parte das Práticas Integrativas e Complementares, ajuda a reduzir os níveis de estresse, melhora a circulação sanguínea e promove relaxamento profundo. “A reflexologia atua na liberação de tensões acumuladas, estimulando o bem-estar físico e emocional da mulher”, explica o massoterapeuta Fernando Fappi.
Benefícios e para quem é indicada
A terapia, apesar de simples, tem diversas vantagens, conseguindo ativar pontos relacionados à ansiedade e à tensão emocional. “Após algumas sessões, muitas mulheres relatam uma sensação de leveza e bem-estar prolongado, a sensação é a mesma de estar comendo chocolate”, afirma Fappi.
Mas não é apenas o alívio imediato que a reflexologia podal proporciona. Ela também promete funcionar como estratégia preventiva. A prática frequente auxilia na regulação hormonal e na melhoria da qualidade do sono, dois fatores fundamentais para o equilíbrio emocional. Estudos indicam que a reflexologia pode reduzir em até 30% os níveis de estresse percebidos pelas pacientes.
Assim, a técnica é boa especialmente para mulheres que têm uma rotina intensa de trabalho, família e compromissos. Esse autocuidado é extremamente importante nesses casos.
“Cuidar de si mesma não é um luxo, mas uma necessidade. Pequenas pausas para relaxamento são essenciais para a saúde e a qualidade de vida”, ressalta o massoterapeuta.
