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Entenda como se dar bem em um emprego novo
Entenda como se dar bem em um emprego novo - Shutterstock

Comportamento

Entrou em um emprego novo? Siga 5 dicas para se dar bem

Especialista comenta as principais maneiras de ir bem logo de cara em um emprego novo e começar bem essa jornada profissional

Iniciar um novo emprego é um marco importante na sua jornada profissional, mas também pode ser bem difícil, não é mesmo? Para muitas pessoas, sempre vem aquele frio na barriga e aquele medo de não se dar bem no ambiente novo. Por isso, resiliência e adaptabilidade são habilidades importantíssimas em momentos como esse.

“A adaptação ao novo ambiente de trabalho envolve questões sobre como nos conectamos com a cultura da empresa, seus valores e como integramos nossa visão pessoal aos objetivos da organização. Por isso, a melhor atitude é alinhar suas expectativas profissionais com os valores organizacionais desde o início, a fim de garantir uma integração eficaz ao time e um desenvolvimento contínuo na carreira”, explica Thais Requito, especialista em mindfulness e produtividade sustentável.

Segundo ela, existem 5 dicas que você pode seguir para ter mais chances de se dar bem no emprego novo. São elas:

Conheça a cultura organizacional

Segundo Thais, compreender os valores da empresa e como eles se manifestam no dia a dia é essencial para uma boa integração. “Alinhar sua atuação a esses valores, sem abrir mão de sua autenticidade, demonstra resiliência e flexibilidade – características cada vez mais valorizadas no mercado”, sugere.

Estabeleça metas claras

Outra coisa importante é ter metas claras desde o início, pois isso te ajuda a ter mais motivação e foco no emprego novo. Isso sem contar que, com isso, você sabe exatamente o que é esperado de você, evita frustrações e consegue ter uma melhor comunicação com seu gestor.

Construa relacionamentos saudáveis

Construir relacionamentos sólidos no ambiente de trabalho é uma chave para o sucesso. “Não se trata apenas de fazer networking, mas de estabelecer laços com seus colegas e superiores. Participar de reuniões, eventos e se envolver em atividades da empresa fortalece a colaboração e cria um ambiente de confiança mútua”, aconselha.

Pratique mindfulness

De acordo com a especialista, mindfulness não é apenas uma ferramenta para reduzir o estresse, mas também uma forma de aumentar sua clareza mental e sua capacidade de priorizar o que realmente importa em períodos de transição. “Incorporar práticas simples no seu dia pode trazer mais equilíbrio e foco, ajudando você a tomar decisões melhores e mais alinhadas com seus objetivos”, aponta.

Busque feedback

Desde o início, não tenha medo dos feedbacks. Afinal, só com eles você vai identificar áreas de melhoria e acompanhar seu desenvolvimento. “Esteja sempre aberto a críticas construtivas e use-as como uma ferramenta para seu crescimento profissional”, finaliza.

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