Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem mudado bastante, principalmente por conta das inovações tecnológicas aceleradas. Outros fatores, como mudanças climáticas, novas dinâmicas demográficas e instabilidade social, também têm mudado a forma como muitas empresas operam, afetando assim o trabalho do dia a dia nesses locais.
Por conta disso, segundo o Fórum Econômico Mundial (FME), 6 em cada 10 profissionais precisarão ser retreinados até 2027 para se manterem relevantes no mercado. Certas habilidades passaram a ser muito importantes em diversos empregos, e tê-las se torna uma vantagem no competitivo mercado de trabalho.
“Em uma realidade de constante mudança, algumas habilidades estão se tornando obsoletas, enquanto outras se tornam cada vez mais essenciais”, opina Thais Requito, consultora, especialista em mindfulness e produtividade sustentável, formada pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford. Inclusive, segundo elas, algumas das mais procuradas hoje em dia são soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais.
Abaixo, a especialista comenta algumas das habilidades que considera mais necessárias para se dar bem no trabalho no futuro, começando em 2025:
Habilidade adaptativa
Considerando as grandes mudanças nos últimos tempos e as que ainda virão, é importante saber se adaptar aos diferentes cenários sem grandes dificuldades.
“Não é da nossa natureza gostar de mudanças – tendemos a resistir ao desconhecido – mas, no contexto atual, desenvolver estratégias para nos ajustarmos mais rapidamente deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. A adaptabilidade, que vai além da resiliência, requer curiosidade, flexibilidade e a habilidade de abraçar novas formas de pensar e trabalhar, permitindo que os profissionais não apenas enfrentem as mudanças, mas também prosperem diante das oportunidades que elas trazem”, explica Thais.
União colaborativa
Cada vez mais, ambientes de trabalho precisam de uma colaboração mais complexa do que aquela baseada em comando e controle das lideranças.
“É preciso trabalhar de forma ágil e colaborativa, levando em conta a diversidade de pensamentos e experiências. O trabalho do futuro será cada vez mais flexível, e a capacidade de colaborar de maneira eficaz, seja pessoalmente ou remotamente, será uma competência crucial para a produtividade e inovação”, reflete a especialista.
Mentalidade inovadora
É essencial ser criativo, e isso não quer dizer conseguir criar algo inovador do zero, mas sim buscar respostas diferentes para problemas humanos, gerando valor. E o bom é que é sim possível se tornar mais criativo, viu? Basta estar atento ao seu entorno e sempre tentar aumentar seu repertório de conhecimento.
Pensamento crítico
Atualmente, há um excesso de informações no mundo, nem todas verdadeiras. Por isso mesmo, é essencial saber questionar e filtrar essas informações.
“O pensamento crítico nos ajuda a navegar nesse tsunami de dados, para que possamos tomar decisões mais fundamentadas e melhores. A sobrecarga de dados, somada à disseminação de informações falsas ou imprecisas, exige que os profissionais saibam distinguir o que é relevante, verdadeiro e útil para a tomada de decisões”, projeta Thais.
Aprendizado contínuo
Por fim, o aprendizado contínuo nunca foi tão importante, já que as mudanças rápidas exigem isso de todos.
“Isso inclui tanto o upskilling, ou a atualização contínua de habilidades, quanto o reskilling, que envolve aprender novas competências para adaptar-se a novos cargos e funções. A habilidade de aprender constantemente será a chave para o sucesso a longo prazo”, finaliza.