Manter a rotina de treinos durante as celebrações de final de ano pode ser um desafio. A chegada do período festivo pode atrapalhar tanto a prática de exercícios quanto a alimentação saudável. Ter disciplina em períodos como esse é o que vai fazer a diferença, e embora pareça complicado, é possível achar um equilíbrio em meio a Natal e Ano Novo. Abaixo, a médica do esporte Clarissa Rios, professora de educação física e CEO da DoctorFit, separou cinco dicas para manter a rotina de treinos durante as festas de final de ano. Confira:
1. Organize seus horários
Com a agenda mais cheia, aproveite brechas no dia. Acordar um pouco mais cedo, treinar na hora do almoço, para quem trabalha de home office, ou já levar a roupa do treino para sair do trabalho e ir direto, são boas opções. Caminhadas, treinos funcionais ou exercícios em casa também são alternativas para quem está com o dia mais corrido.
2. Seja flexível
Para quem costuma treinar de cinco a sete vezes por semana, pode ser difícil seguir a risca e ter a mesma intensidade no final do ano. Mas se não der para fazer seu máximo, faça ajustes e se comprometa a ir ao menos três vezes na semana.
3. Use as festas como incentivo
Para quem vai viajar ou se reunir com os amigos, criar atividades coletivas, como a prática de esportes, pode ser uma ideia para se exercitar. Aposte em atividades como futevôlei, vôlei, beach tennis e futebol, por exemplo.
4. Cuidado com os excessos
Comer um pouco a mais durante as festas de final de ano é muito comum, mas tente equilibrar com escolhas saudáveis entre as refeições e evite exageros de sobremesas, frituras e bebidas alcoólicas.
5. Sono em dia
Durante as celebrações, a rotina de sono pode ficar alterada. Para quem vai folgar nos feriados, tente regular o sono e priorizar boas noites de descanso, pois ele é essencial para a recuperação muscular e o rendimento nos treinos.