Seus cabelos estão opacos, quebradiços e sem vida? Pode ser que isso esteja ocorrendo porque seus cabelos estejam ressecados. E, para resolver isso, é preciso dar mais umidade e nutrientes para os fios.
Nesse sentido, uma das soluções possíveis é o procedimento chamado de umectação. De acordo com Marina Groke, especialista em beleza da Escova Express, rede de escovarias, o procedimento é especialmente bom para quem possui cabelos crespos, que tendem a apresentar maior ressecamento.
“Para além dos fios mais ondulados, a técnica é ideal para aqueles que sofrem com pontas danificadas ou cabelo fraco, já que sua função é devolver a oleosidade e os nutrientes que o cabelo naturalmente perde ao longo do tempo”, completa.
Vale ressaltar que a umectação age na reposição de nutrientes essenciais, como ácidos graxos e vitaminas, formando uma barreira que protege o cabelo das agressões externas. Ela ainda contribui para o controle do frizz e promove uma textura mais macia e brilhante, ao mesmo tempo que aumenta a elasticidade e a força dos fios.
A seguir, veja mais sobre como funciona a técnica para que ela traga todos esses benefícios:
Como funciona a umectação
A umectação costuma ocorrer com óleos vegetais, que devem ir diretamente nos fios secos. Segundo Marina, o ideal é começar com uma pequena quantidade de produto nas mãos, espalhando e aquecendo levemente antes de aplicá-lo ao longo dos fios.
“O óleo deve ser aplicado do comprimento às pontas, evitando a raiz, especialmente em cabelos oleosos. Dessa forma, o couro cabeludo não ficará sobrecarregado, e o produto será mais bem absorvido nas áreas mais ressecadas”, explica.
Para intensificar o tratamento, a especialista recomenda massagear bem o comprimento e as pontas, estimulando a penetração do óleo nas cutículas do fio. Em seguida, o óleo pode agir por pelo menos 30 minutos para uma nutrição básica, mas há opções de deixar o produto por mais tempo.
“Quem opta pela umectação noturna permite que o produto atue por mais horas, sendo especialmente benéfico para cabelos que passaram por processos químicos ou que estão muito danificados”, diz.
Após o tempo de ação, o óleo deve ser retirado com um xampu suave, evitando produtos que possam remover completamente o efeito da umectação. “Para melhores resultados, enxágue bem, mas evite exagerar na lavagem, pois o excesso de shampoo pode anular o efeito nutritivo do tratamento,” explica Marina.
Repetir o procedimento uma vez por semana costuma ser o suficiente para manter os fios hidratados e nutridos.