No final do ano, muitas vezes, o cansaço e estresse acumulado ao longo dos meses pode piorar ou gerar diversos problemas no organismo, inclusive de saúde bucal. Segundo o dentista Fernando Viek, diretor da Viek Odontologia, é nesse período que surgem mais pessoas buscando atendimento por questões como bruxismo, ATM, desgastes ou quebra de dentes.
“Neste período, a procura por tratamentos relacionados principalmente ao bruxismo, que é o apertamento dos dentes, mais do que dobra. Isso tem muito a ver com o estresse. E, em decorrência do bruxismo, outros problemas aparecem. É o caso de dores de cabeça frequentes, dores musculares, dores na articulação e inclusive fraturas ou perdas de dentes”, detalha o dentista.
Contas extras, metas para bater, encontros familiares, encerramentos… são muitas as formas pelas quais o fim de ano pode te consumir e acabar causando estresse e, consequentemente, os problemas bucais.
“Muitos pacientes se queixam na clínica de que os seus dentes ou as restaurações estão quebrando com frequência, o que não é normal. Eles passam por isso como consequência da sobrecarga provocada pelo apertamento dos dentes. Nesse momento do apertamento, a força é excessiva”, destaca o dentista.
Tratamento multisetorial
O bruxismo, na maioria das vezes, pode melhorar com o uso de uma placa bucal. Porém, há outras queixas de saúde bucal ligadas ao estresse que podem precisar de outras medidas. E, como os problemas vêm do estresse, é preciso dar atenção também para suas causas, que podem estar em várias áreas da vida.
“Entre os fatores que ajudam a controlar o problema estão a atividade física regular, uma alimentação mais leve antes de dormir e, claro, o acompanhamento com o dentista para tratar os dentes que foram afetados, perdidos ou desgastados, além de combater o bruxismo e outras causas que possam surgir”, detalha Fernando Viek.
Assim, aposte sempre no tratamento multisetorial, para que os sintomas não apenas melhores, mas não voltem mais.