Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica os cuidados por faixa etária para garantir o bem-estar durante a prática de atividade física
O tempo da prática de atividade física muda conforme cada faixa etária - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Atividade física: saiba o tempo ideal de prática para a sua idade

Especialista explica os cuidados por faixa etária para garantir o bem-estar durante a prática de atividade física

Praticar atividade física regularmente é essencial para a prevenção da obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma parte significativa da população brasileira está acima do peso. Em 2020, cerca de 60% dos adultos eram considerados com sobrepeso e 25% eram obesos.

No entanto, é preciso considerar alguns fatores para realizar a atividade física de forma saudável. A idade, por exemplo, pode influenciar o tempo da prática de cada exercício. Por isso, a diretora técnica da Cia Athletica, Mônica Marques, indica o tempo de atividade física adequado para cada faixa etária. 

5 a 17 anos

Crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos de atividades físicas. O ideal é realizar atividades aeróbicas moderadas ou intensas ao longo da semana.

18 a 64 anos 

No caso dos adultos, o tempo da prática de atividade física muda conforme a intensidade. Moderada, de 150 a 300 minutos, e intensa, de 75 a 150 minutos. Também é recomendado a prática de musculação em, pelo menos, dois dias na semana.

Acima de 65 anos

O tempo da prática de atividade física também muda conforme a intensidade para os idosos. Moderada, de 150 a 300 minutos, e intensa, de 75 a 150 minutos.  Idosos também precisam realizar exercícios de fortalecimento muscular em dois dias da semana ou mais. Outra recomendação é a realização de atividades de intensidade moderada que contribuam com o equilíbrio e a força em pelo menos três dias da semana.

Importância da alimentação saudável

Além dos exercícios físicos diários, a especialista também destaca alguns hábitos importantes para os cuidados com o bem-estar, como, por exemplo, a alimentação saudável, o respeito às devidas horas de sono e a hidratação.

“Para emagrecer, é necessário estar em um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o seu corpo gasta. Comer mais frutas e legumes, alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e que possuem poucas calorias”, explica. 

Além disso, ela recomenda reduzir o consumo de açúcar e alimentos processados, “dando preferência também para as proteínas magras, importantes para a manutenção da massa muscular, principalmente durante o emagrecimento”, finaliza Marques. 

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Especialista explica que almofadas podem ficar lindas na decoração, porém é preciso seguir algumas dicas para não errar

Saúde

Médico alerta que os descongestionantes nasais podem ter riscos ao serem usados de forma prolongada e explica opções

Beleza

Formato reto das sobrancelhas, que tornou-se tendência entre as famosas, pode ser alcançado através de procedimentos minimamente invasivos

Estilo de Vida

Entenda como realizar seus sonhos por meio da técnica da repetição dos números conhecida como Código de Grabovoi