Você sabia que a frequência e até o formato das suas fezes podem indicar certas questões de saúde? Pois é, esses podem ser sinais até de problemas mais sérios, como o câncer colorretal, ou de doenças menos urgentes, mas que podem trazer consequências mais graves caso não tratadas.
Assim, é essencial sempre observar as suas fezes e como anda sua rotina em relação às idas ao banheiro. A seguir, veja as dicas do cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, da capital paulista, sobre o que perceber:
Frequência para evacuar
De acordo com o especialista, o mais ideal é evacuar todos os dias, contudo algumas pessoas podem fazer cocô a cada dois dias sem sentir qualquer desconforto. O importante é que não haja uma grande mudança nesse padrão.
“Se o período sem evacuar ultrapassar três dias, pode ser um sinal de alerta e indicar constipação que, se não tratada, pode causar complicações como fissuras anais, hemorroidas e até impactação fecal”, explica o profissional.
Sinais de que as fezes não estão normais
Segundo o Dr. Rodrigo, fezes saudáveis vão ter consistência macia, semelhante a uma banana. Além disso, devem ser eliminadas sem esforço. Você deve ficar de olho nas seguintes alterações que podem significar problemas:
- Fezes muito duras ou em forma de bolinhas: Sinal clássico de constipação, quando o intestino está retendo fezes por muito tempo
- Fezes líquidas ou pastosas: Podem indicar infecções ou má absorção de nutrientes
- Fezes muito escuras ou avermelhadas: Podem apontar a presença de sangue que deve ser investigado imediatamente
- Fezes esbranquiçadas ou amareladas: Podem indicar problemas no fígado ou na vesícula biliar
Além desses sinais, Dr. Rodrigo fala que os sintomas como dor abdominal, inchaço ou desconforto generalizado são indicações que pode haver alterações no hábito intestinal e ainda podem sinalizar condições mais graves, como doenças inflamatórias intestinais ou até câncer colorretal, por isso, a importância de ficar atento.