As mães e pais, especialmente os de primeira viagem, muitas vezes têm dúvidas nos mais diversos aspectos ligados aos cuidados com o bebê. E uma dessas dúvidas é relativa à decoração do quartinho do pequeno, que além de bonita e estimulante deve ser segura.
Segundo Juliana Muniz, enfermeira pediátrica e especialista em segurança e prevenção de acidentes com bebês e crianças, pequenas mudanças e ajustes no espaço podem fazer toda a diferença na prevenção de acidentes. “Com medidas simples, é possível criar um ambiente seguro e confortável para o bebê recém-nascido e também para a mamãe”, comenta.
A seguir, confira 8 dicas fundamentais de Juliana Muniz para garantir um ambiente seguro para o recém-nascido:
Escolha do berço
Primeiramente, compre somente berços certificados pelo Inmetro, assim como o colchão. O instituto estabelece as medidas que são comprovadamente mais seguras, o tipo de material, as distâncias, entre outros.
Posição do berço
Coloque o berço longe de janelas, que inclusive devem ter redes de proteção. Não pendure objetos ou coloque quadros atrás do berço.
Cuidados com cordinhas de persianas e cortinas, elas também devem estar longe do alcance dos bebês. Nas primeiras semanas ele não conseguirá pegar, mas à medida que cresce pode pegar, o que é um perigo.
Não coloque muitos objetos dentro do berço
Para um quarto de bebê seguro, o berço não deve ter protetores laterais, bichinhos, manta, cobertor, travesseiro, almofadinha, móbile ou qualquer outro objeto. Parece estranho ver um berço vazio, mas é a forma mais segura de evitar a sufocação.
Organize o ambiente sem objetos soltos
Produtos de higiene, brinquedos pequenos ou qualquer item que possa ser engolido devem ficar fora do alcance do bebê. Prateleiras bem fixadas e móveis firmes ajudam a evitar que os objetos caiam ou tombem.
Ventilação do quarto
Um quarto bem ventilado ajuda a reduzir o acúmulo de dióxido de carbono, o que é importante para a respiração do bebê. Por isso, abra janelas quando possível e garanta uma circulação de ar adequada.
Temperatura ideal
Mantenha o ambiente com uma temperatura confortável. A melhor temperatura para dormir é de 20°C a 25°C, de acordo com um estudo publicado na revista Science of Total Environment.
Coloque roupas adequadas à temperatura do bebê, não superaqueça e nem o deixe sem roupa. Também não permita que fumem em sua casa ou próximo à janela do quarto.
Iluminação artificial
Não acenda as luzes principais do quarto à noite. Ademais, mantenha luzes suaves para alimentar ou olhar o bebê.
Proteja as tomadas e quinas de móveis
Por fim, use protetores de tomadas para evitar choques e proteções nas quinas de móveis para prevenir machucados, especialmente quando o bebê começar a engatinhar. Tapetes antiderrapantes também são uma boa opção para garantir estabilidade no ambiente.