Antes de fazer uma tatoo, é preciso pensar muito na escolha da arte. Muitas pessoas acabam se arrependendo da decisão depois de um tempo, seja apenas por não curtirem mais o desenho ou porque ele lembra de algo ou alguém que a pessoa já não quer recordar (como no caso de quem tatua o nome de alguém e depois briga com a pessoa).
Porém, se você já fez a tatuagem e está arrependido, a solução é a remoção da arte. A técnica mais usada para isso hoje em dia é a com laser, que apesar de poder ser dolorosa é a mais eficaz e segura.
E como exatamente esse procedimento funciona? Quantas sessões são necessárias? Tire essas e outras dúvidas com as explicações de Paula Caldeira, fisioterapeuta dermato funcional da franquia Maislaser, a seguir:
Funcionamento do laser
O laser baseia-se na fototermólise seletiva, ou seja, pulsos de luz são emitidos e absorvidos pelos pigmentos da tatuagem. Existem diferentes comprimentos de onda, que são usados para diferentes cores de pigmentos e fototipos.
“Durante o tratamento, a luz do laser penetra no tecido, fragmentando os pigmentos em partículas bem menores, que posteriormente somem, pois o próprio sistema imunológico do corpo as elimina”, esclarece Paula.
A eficácia da remoção varia com base na profundidade do depósito da tinta, tipo de tinta e idade da tatuagem. Embora muitas tatuagens possam ser clareadas, algumas podem não ser completamente removidas e deixar sombras ou pigmentos residuais.
Avaliação inicial
Antes de fazer a remoção da tatuagem com laser, é essencial ter uma avaliação inicial, na qual o profissional vai poder examinar a tatuagem, entendendo seu tamanho, localização, cor, tipo de tinta usada etc. Afinal, é só a partir disso que vai ser possível fazer um procedimento efetivo.
Número de sessões
Isso varia de acordo com a cor, profundidade e idade da tatuagem. Tintas escuras, como preto e azul escuro, respondem mais rapidamente, enquanto cores claras, como vermelho, verde e amarelo, podem exigir mais sessões e tipos de laser específicos.
O intervalo entre as sessões é de 30 dias entre uma e outra para permitir que o corpo elimine os pigmentos fragmentados. A resposta da tatuagem ao tratamento é avaliada em cada sessão, e ajustes são feitos conforme necessário para otimizar os resultados. Em média, a maioria das tatuagens requer entre 5 e 12 sessões, lembrando que a resposta é individual.
Cuidados no pós-tratamento
Apesar de o procedimento ser seguro, é comum a pessoa apresentar alguns efeitos. “Durante o procedimento, é comum sentir desconforto, além de poder ocorrer inchaço e vermelhidão. Bolhas não são comuns”, explica Paula.
E, para que efeitos piores não ocorram, é preciso seguir todas as orientações em relação à exposição solar, hidratação da pele e uso do filtro solar.
“É fundamental escolher um profissional qualificado e seguir rigorosamente as instruções de cuidados pós-tratamento. Isso inclui evitar a exposição ao sol, manter a área tratada limpa e hidratada, e não coçar”, finaliza a especialista.