Adicionar massagens faciais à rotina de skincare pode trazer mais benefícios do que se imagina. A técnica aumenta a circulação do sangue, estimula a produção de colágeno, reduz o inchaço do rosto, e ainda ajuda a relaxar.
“Massagear o rosto uma vez por dia já alivia a tensão nos músculos, oxigena as células, a longo prazo reduzindo as rugas e marquinhas”, conta Aline Senatore, especialista em ginástica facial. “Incluir na rotina de skincare é o ideal, porque a massagem também melhora a absorção dos ativos dos nossos cremes e séruns”, diz.
Para quem quiser aproveitar essas vantagens, a profissional traz cinco massagens faciais ideais para incluir na rotina de skincare e alcançar uma pele mais firme e com aparência mais saudável. Confira!
Massagens faciais para o skincare
1. Olhos
Posicione o dedo anelar ou o dedo de sua preferência próximo ao canto interno do olho, onde fica o canal lacrimal. Deslize o dedo em movimentos circulares ao redor dos olhos, contornando as pálpebras e a região abaixo dos olhos.
2. Testa
Dobre os dedos indicador e médio, formando um ‘gancho’. Com os dedos no centro da testa, com a parte dobrada voltada para baixo. Deslize os dedos em direção às têmporas, ‘abrindo’ o gancho ao longo do movimento.
3. Boca
Abra a boca em formato de ‘O’. Com o dedo indicador, deslize contornando a região do centro do lábio superior para o centro do lábio inferior e vice-versa. Faça 20 repetições com as três técnicas acima.
4. Têmporas
Junte os dedos indicador e médio, formando um ‘V’. Deslize os dedos do canto externo do olho em direção à têmpora, abrindo o ‘V’ ao longo do movimento.
5. Bochechas
Com um braço por cima e outro por baixo da cabeça, posicione as mãos nas laterais do rosto, na altura das bochechas. Deslize as mãos de baixo para cima, em direção às têmporas.
Cuidados antes da massagem
Para alcançar os benefícios que a massagem facial pode proporcionar à pele, a especialista orienta fazer a limpeza da pele e aplicar um óleo ou um hidratante facial antes da massagem. “Cada músculo reage de uma forma. É importante também saber quais movimentos fazer para massagear cada região. E em geral, dez repetições são necessárias por exercício”, finaliza Aline.