Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Se consumida em grandes quantidades, a cerveja pode produzir efeitos nocivos para o funcionamento do organismo
O consumo em excesso de cerveja pode acarretar riscos para a saúde - Foto: Shutterstock

Saúde

Cerveja pode fazer bem para a saúde? Nutricionista esclarece

Se consumida em grandes quantidades, a cerveja pode produzir efeitos nocivos para o funcionamento do organismo

Você provavelmente já ouviu por aí que beber cerveja faz bem para a saúde. Muitos afirmam que ela possui benefícios por conter antioxidantes e vitaminas do complexo B, além de potencial para baixar a pressão arterial. 

Porém, um estudo britânico de longo prazo, realizado com homens e mulheres saudáveis durante 30 anos, revelou que mesmo o consumo moderado de cerveja pode aumentar em até três vezes o risco de doenças cerebrais e atrofia do hipocampo.

De acordo com a nutricionista Dani Borges, muitas pesquisas e notícias afirmam que a cerveja traz diversos benefícios para o bom funcionamento do nosso cérebro, mas isso é muito complexo. 

“Por vezes estudos com camundongos mostram alguns resultados, mas nas pessoas é totalmente diferente. Outras vezes analisam o lúpulo e a cevada individualmente, e isso não quer dizer que os nutrientes desses ingredientes serão absorvidos em quantidade suficiente em apenas uma lata. Ou seja, precisaríamos beber muito, e com isso vem outras dezenas de malefícios do álcool”, explica. 

Quanto à melhora na pressão arterial, os dados não são tão expressivos, e existem outras práticas bem mais saudáveis e com resultados melhores para a pressão, aponta Borges. “Bebendo uma lata, não percebemos nada de tão especial. E bebendo mais que isso, a pressão arterial também pode ser afetada negativamente”, alerta.

Além disso, algumas cervejas, especialmente as de cereais não maltados, possuem carboidratos que podem elevar o índice glicêmico, comprometendo o processo de emagrecimento e inibindo a produção de testosterona, que compromete o ganho de massa muscular.

Cerveja tem vitamina?

Segundo a nutricionista, a cerveja contém pequenas quantidades de vitamina B6, e que há muita propaganda enganosa sobre o assunto. No entanto, ela destaca que outros alimentos possuem níveis muito mais elevados dessa vitamina. 

“Para adultos com até 50 anos, a ingestão diária ideal de vitamina B6 é de 1,3 mg. Pistache sem sal possui 1,70 mg, amendoim 0,30 mg. Enquanto a cerveja tem 0.046mg. (Em 100g), ou seja, é melhor comer uma boa refeição”, recomenda a especialista. 

Consumo consciente e responsável

Apesar de alguns estudos apontarem pequenos benefícios do consumo moderado de cerveja, é fundamental considerar os riscos à saúde quanto à ingestão. Dani ressalta que é essencial controlar a quantidade ingerida ou evitar o consumo. 

Optar por cervejas artesanais, que geralmente têm maior qualidade, se te fazem beber menos que as marcas baratas de mercado, pode ser uma alternativa para diminuir a ingestão e ter maior apreço pela experiência.

Para quem não resiste a uma cerveja, a nutricionista dá algumas dicas que irão ajudar a diminuir o impacto da bebida:

  • Consuma alimentos ricos em gordura e proteína antes de beber, pois isso pode diminuir a absorção do álcool;
  • Hidrate-se bem antes, durante e depois do consumo de cerveja;
  • Consuma a cerveja de forma moderada e evite o consumo exagerado;
  • Intercale com sucos para reduzir a quantidade de álcool ingerida;
  • Beba lentamente, permitindo que o fígado tenha tempo para metabolizar o álcool.

Como se livrar da ressaca

Caso você exagere na quantidade de cerveja e a ressaca chegue pela manhã, a nutricionista recomenda descansar e manter-se bem hidratado, além de consumir alimentos ricos em vitaminas e água, como pera e melancia. 

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos