Niaciamida, ácido hialurônico, vitamina C, retinol… são vários os ativos que aparecem no skincare, seja em séruns ou cremes para a pele. Porém, nem todos eles podem ser misturados ou usados de qualquer forma, viu? Por isso, é importante entender mais sobre o assunto antes de sair usando produtos por aí.
Dessa forma, você vai conseguir potencializar os benefícios para a sua pele ao combinar ativos de uma maneira adequada e segura. A seguir, veja um pouco mais sobre os principais ativos de skincare, suas características e quais você pode combinar, de acordo com a Dra. Mayla Carbone, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
Niaciamida
Por conter inúmeros benefícios, a niacinamida é bastante procurada. Ela inclui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na reparação e hidratação da pele e pode ser combinada com vitamina C para combater a pigmentação e reduzir manchas, ou com retinol para minimizar a irritação enquanto trata acne e rugas.
A niacinamida é um ingrediente versátil que combina bem com quase todos os outros. “Ela é menos provável de causar irritação e tem propriedades hidratantes, o que a torna uma excelente escolha para combinar com outros ativos como ácido hialurônico, BHAs e AHAs”, diz a dermatologista.
Porém, como os ácidos alfa hidroxiácidos (AHAs) e beta-hidroxiácido (BHAs) são mais indicados para rotinas noturnas, séruns que também incluam eles precisam de certo cuidado nesse sentido. “Séruns são soluções poderosas com ingredientes altamente concentrados, por isso é muito importante conversar com um dermatologista antes de fazer combinações”, explica a Dra. Mayla Carbone.
Ácido hialurônico
Já o ácido hialurônico, potente agente hidratante, funciona bem com quase todos os outros ingredientes, incluindo vitamina C, AHAs, BHAs e retinol. Ele absorve água, retêm e deixa a pele mais firme.
“A maneira correta de usar um sérum de ácido hialurônico é aplicar na pele úmida e cobrir com um hidratante. Pode ser usado de manhã ou à noite, com resultados visíveis entre 48 e 72 horas”, recomenda a dermatologista.
Vitamina C
A queridinha vitamina C é um antioxidante poderoso que protege a pele dos raios UVA, UVB e luz azul, além de combater a pigmentação e sinais de envelhecimento precoce. Ela pode ser combinada com ácido hialurônico ou niacinamida, mas deve ser usada com cautela com AHAs, BHAs e retinol, para evitar irritações.
“Sempre recomendo aplicar a vitamina C primeiro, seguida pelo ácido hialurônico ou niacinamida, e sempre utilizar e carregar na bolsa um bom protetor solar”, destaca Mayla.
AHAs, BHAs e retinol
Por fim, para os fãs dos ingredientes AHAs, BHAs e retinol, é necessária certa atenção. AHAs e BHAs, que têm propriedades microesfoliantes, devem estar no skincare à noite e com hidratantes como o ácido hialurônico para minimizar a secura.
“Já o retinol é um derivado da vitamina A e deve ser usado à noite e nunca combinado com AHAs, BHAs ou vitamina C para evitar irritação. Ele deve ser sempre seguido de protetor solar durante o dia”, alerta a doutora.