Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional
Treinar menstruada ajuda a melhorar os sintomas da TPM - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Pode treinar menstruada? Ginecologista explica os detalhes

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Treinar menstruada pode ser um desafio para as pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Afinal, é difícil se manter ativa com tantas mudanças hormonais que causam sintomas físicos e emocionais, impactando diretamente na nossa disposição.

Porém, é justamente no ciclo menstrual que devemos nos movimentar e praticar exercícios físicos. De acordo com a ginecologista Natacha Machado, treinar menstruada, seja na academia ou ao ar livre, pode ajudar a melhorar todos os sintomas da menstruação. 

“Há aumento na produção de endorfina, diminuindo o quadro de dor, ansiedade, TPM, inclusive diminuindo o próprio sangramento menstrual. Por isso, é uma excelente dica de exercitar durante o período menstrual”, afirma a diretora clínica da Plenapausa, a primeira femtech no Brasil com foco em informação, cuidado e tratamento para para mulheres a partir dos 40 anos.

Respeite seu corpo

Para treinar menstruada com segurança, a especialista ressalta que é importante respeitar os sinais do corpo e adaptar a intensidade dos exercícios conforme necessário. Atualmente, existem absorventes internos, coletores menstruais e calcinhas absorventes, que ajudam a promover um maior conforto durante o ciclo menstrual.

O ciclo menstrual é dividido em fases, e cada uma pode influenciar de maneira diferente a disposição e o desempenho físico. Na fase folicular, que ocorre antes da ovulação, muitas mulheres relatam sentir-se mais energéticas, sendo um bom momento para intensificar os treinos. Já na fase lútea, após a ovulação, o corpo pode exigir mais descanso.

“Não há nenhum impeditivo [de treinar menstruada], a menos que o desconforto provocado pela própria menstruação a impeça de treinar. O que acontece muitas vezes é que no período pré-menstrual, elas têm um rendimento um pouco menor. Então, se durante a menstruação ela não tem dor, não tem cólicas, tem um fluxo sanguíneo é moderado, ela tem um rendimento melhor do que o período pré-menstrual”, conclui a ginecologista.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos