Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A pele do bebê é bastante delicada durante os primeiros meses de vida, exigindo cuidado e atenção redobrados
A pele do bebê recém-nascido pode sofrer alergias e irritações - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

5 cuidados essenciais com a pele do bebê recém-nascido

A pele do bebê é bastante delicada durante os primeiros meses de vida, exigindo cuidado e atenção redobrados

A pele do bebê exige uma série de cuidados durante os seus primeiros meses de vida. Isso porque a pele do recém-nascido é bastante delicada e, por isso, está suscetível a sofrer com alergias, inflamações e irritações. 

Nesse período, a pele do bebê pode apresentar, por exemplo, brotoejas causadas pelo clima, dermatites e alergias às fraldas ou produtos diários, como sabonetes, shampoos, talcos, amaciante de roupas, entre outros. 

Para ajudar pais, mães e cuidadores a prevenir esses problemas, a pediatra neonatologista Dra. Andrea Patente separou cinco cuidados essenciais com a pele do bebê que ajudam a manter a integridade da barreira cutânea e garantir o seu desenvolvimento saudável. 

1. Use água morna e sabonete neutro no banho

Durante o banho do bebê, limite o tempo, evite água muito fria ou muito quente e produtos com fragrâncias pois podem ressecar e irritar a pele. Após o banho, aplique um hidratante específico para bebês, preferencialmente, sem perfume.

2. Troque as fraldas com frequência

Fazer a troca frequente das fraldas evita que a pele do bebê fique irritada ou ferida pelo contato com umidade, fezes e urina. Use pomadas protetoras se necessário.

3. Opte por roupas de algodão

Roupas mais soltas e com esse tecido permitem a circulação de ar e permitem que a pele “respire”. Nos primeiros meses, lave as roupinhas do bebê separadamente, com detergente suave e um ciclo de lavagem completo.

4. Atente-se à exposição solar

Evite que o bebê fique diretamente exposto ao sol. Mantenha-o na sombra e sempre que possível, utilize roupas com fator de proteção, preferencialmente acima de 50, para garantir a proteção da pele. 

5. Cuidado com as unhas do bebê

As unhas dos recém-nascidos são extremamente finas, afiadas e crescem rapidamente. Por isso, é necessário apará-las duas vezes por semana, para evitar que os bebês se arranhem.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento