Você sempre acha sua farofa meio sem graça? Pois saiba que você não é o único com esse problema. Afinal, apesar de ser um prato muito amado pelos brasileiros (especialmente no churrasco), é preciso saber alguns truques e dicas para fazer uma farofa verdadeiramente deliciosa!
Existem vários tipos de farofa – a de ovos, a de banana, a de bacon, e até algumas mais simples. Entretanto, para qualquer uma delas, é necessário saber como acrescentar mais sabor e crocância ao prato para que ele fique surpreendente.
A seguir, veja 4 dicas de como fazer uma farofa bem gostosa:
Use uma gordura
A primeira dica de como fazer uma boa farofa é que você não deve usar certos itens úmidos, como água ou suco, pois eles vão empapar o prato. No lugar disso, você deve usar uma gordura, como azeite ou manteiga. Ela vai garantir que a farofa fique úmida sem ficar empapada.
Torre a farinha antes
Quando você torra a farinha, você a deixa mais crocante. Assim, se a sua intenção é ter aquela farofa com essa característica bem forte, esse passo é muito importante. Para isso, coloque a farinha em uma frigideira em fogo baixo e vá mexendo ela o tempo todo até torrar.
Pense em um molho
Já se você prefere uma farofa bem molhadinha, e não necessariamente tão crocante, pode acrescentar algum molho. Porém, tenha cuidado! Se colocar demais, ela vai ficar muito mole. Ou seja, é preciso controlar a quantidade, adicionando apenas algumas colheres.
Utilize ingredientes extras
Por fim, por mais que uma farofa simples já seja gostosa, para que ela tenha aquele “tchan” a mais, é bom acrescentar algum ingrediente extra, como uma carne, um legume ou mesmo uma fruta. Nesse último caso, inclusive, você vai também conseguir deixar a farofa mais molhadinha, se essa for sua intenção.
Essa adição de ingredientes também é boa para evitar o desperdício, já que você pode, por exemplo, usar uma carne ou legume que tenha sobrado de uma refeição anterior.