A acne é um problema que, especialmente quando em excesso, precisa de tratamentos especializados. Isso pode ser feito por meio de medicamentos tópicos ou orais, dependendo da sua gravidade e de suas características específicas, sempre com acompanhamento de um profissional.
Esse tratamento para a acne é muito importante, já que não é apenas uma questão estética. Pessoas com excesso desse problema podem desenvolver uma piora na autoestima e até depressão.
Considerando isso, fica claro que é essencial tratar a acne corretamente e evitar erros que possam atrapalhar o tratamento. A seguir, veja 5 dos principais erros dos quais você deve fugir nesse sentido, segundo a dermatologista Fabiola Bordin:
Tratar acne apenas com cosméticos
Os cosméticos podem ser ótimos para a pele, ajudando no controle da oleosidade e melhorando a textura e a qualidade da pele. E sim, isso também pode auxiliar na luta contra a acne – todavia, esses produtos não devem substituir os medicamentos tópicos ou orais recomendados por um dermatologista.
“Ajustamos o uso de acordo com a gravidade do caso. Em algumas situações, como na acne da mulher adulta, pode ser muito necessário usar medicamentos orais”, explica Fabiola.
Usar produtos que ressecam a pele
Normalmente, quem tem acne tem mais oleosidade e, por isso, faz uso de sabonetes e cremes para controlar o brilho da pele. Mas o uso exagerado desses produtos adstringentes retira a hidratação natural da pele, que pode ficar mais sensível e inflamada. Isso piora a própria acne e dificulta o clareamento das manchas residuais.
Não cuidar da alimentação
Além dos tratamentos com medicamentos e cosméticos, a alimentação também é essencial para controlar a acne. “Ela não precisa ser restritiva. Mas se deve evitar o excesso de doces e aumentar a ingesta de frutas e verduras, por exemplo”, explica a especialista.
Usar o tratamento apenas sobre a acne e não na face toda
Existem produtos secativos específicos para usar sobre a acne. Entretanto, o tratamento tópico deve ser aplicado na face toda, pois os medicamentos servem para evitar a acne de aparecer. Se você usar apenas pontualmente, não vai evitar o surgimento de novas lesões.
Achar que ter acne é normal e não tratar
A acne é algo bem frequente nas pessoas, especialmente nos jovens. Contudo, isso não quer dizer que não deva ser tratada. Afinal, como já mencionado, ela pode até trazer uma maior propensão a desenvolver depressão ou outros transtornos.
Isso sem contar que, se você não fizer nada, podem surgir manchas ou cicatrizes bem mais difíceis de tratar.