Todo pai e mãe de criança já sabe que no começo do ano, um dos gastos que não pode ficar de fora do planejamento financeiro é com o material escolar dos pequenos. As escolas muitas vezes mandam uma lista extensa de itens para serem adquiridos, e lá vão os pais e filhos para a papelaria em busca deles.
Por mais que vários itens sejam simples, como lápis, borracha, caneta e apontador, quase sempre tem alguma coisa diferente que encarece um pouco a compra. Além disso, as opções nas papelarias são inúmeras, e aquelas mais bonitinhas que as crianças amam costumam ser as mais caras. No final, o gasto acaba sendo bem maior do que o esperado.
Sem um planejamento prévio, aí é que o bolso fica bem mais vazio do que se imagina. Por isso, Claudio Munhoz, coach e consultor financeiro que presta serviços através do aplicativo GetNinjas, compilou algumas orientações para já se preparar e economizar na volta às aulas. Confira:
Examine com cuidado a lista de material escolar
Em alguns casos, não é necessário seguir à risca tudo o que a escola solicita. Às vezes, as instituições incluem materiais específicos, quantidades excessivas de alguns itens ou mesmo indicam a marca a ser adquirida.
Nessas situações, é recomendável avaliar a real necessidade de cada item e evitar compras desnecessárias.
Aproveite o que pode reutilizar
Antes de sair para comprar o material escolar, sente com o pequeno e dê uma olhada naquilo que ele ainda tem do ano passado. Itens, como lápis e canetas, podem ser perdidos ou acabar durante o ano, então é sempre bom comprar mais. Outros, por sua vez, podem ser reutilizados e poupar bastante dinheiro.
Faça compras em grupo com outros pais
Algumas lojas oferecem preços diferenciados para vendas em atacado, permitindo bons descontos ao comprar em grande quantidade. Nesse sentido, é interessante combinar com outros pais a ida às lojas para adquirir o material escolar. Assim, todos se beneficiam dessa compra coletiva.
Opte pelo pagamento à vista com desconto
Essa é uma regra mais geral, que vale para todas as compras, não apenas para a compra de material escolar. O pagamento à vista costuma trazer descontos, já que as parcelas podem ter juros.
E, mesmo que o parcelamento no cartão seja sem juros, você pode tentar negociar um desconto para pagamento à vista. Só parcele se for realmente necessário.
Faça compras sem a presença dos filhos e tenha uma lista clara e objetiva
Essa dica é principalmente para pais de crianças bem pequenas, que podem insistir em ter os materiais escolares mais bonitos (e, consequentemente, mais caros). No caso daquelas já um pouco maiores, é até importante que elas participem desse momento, porém é necessário ser firme com elas se algum item for muito caro, sempre explicando o porquê de não poder comprar.