Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O consumo de bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes pode favorecer o surgimento de doenças bucais, como cáries e gengivite
A higiene oral adequada é essencial para a saúde da boca - Foto: Shutterstock

Saúde

Saúde bucal: 8 cuidados essenciais durante o verão

O consumo de bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes pode favorecer o surgimento de doenças bucais, como cáries e gengivite

O verão é o período de férias, viagens e muita diversão, mas também de cuidados em relação à saúde bucal. Isso porque a mudança na rotina e o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos açucarados pode favorecer o aparecimento de doenças bucais. 

enxaguante bucal

Para que você possa curtir a estação sem prejudicar a sua saúde bucal, o cirurgião-dentista Prof. Hugo Lewgoy, doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), apontou 8 cuidados essenciais com os dentes durante o verão. Confira: 

1. Evite consumir álcool em excesso

Cerveja, caipirinha e outras bebidas alcoólicas marcam presença certa no dia a dia do brasileiro durante o verão. Mas é preciso consumir esse tipo de bebida com moderação e sempre seguida de um copo de água, já que o álcool pode ser prejudicial para a saúde dos dentes.

“O organismo precisa de água para metabolizar o álcool. Logo, quando não há água suficiente, ocorre um processo de desidratação com a consequente diminuição na produção de saliva. Como resultado, ficamos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças como cáries, gengivites e erosão dental”, explica Dr. Hugo.

2. Beba bastante água

Beber bastante água é uma dica simples e rápida para manter a saúde da boca em dia. Além de melhorar a hidratação – que é prejudicada devido ao calor do verão –, e aumentar a produção de saliva, a ingestão de água pode auxiliar a regularizar o pH da boca e assim evitar a desmineralização e, consequentemente, a erosão dental. 

3. Faça bochechos após comer

Além de tomar água, procure também utilizá-la para realizar um bochecho vigoroso após se alimentar. Isso ajudará a remover resíduos prejudiciais aos dentes. Esse cuidado é voltado principalmente depois de consumir alimentos e bebidas que podem manchar os dentes. 

“Porém, apesar do bochecho com água ajudar a remover resíduos alimentares e contribuir para evitar as manchas, é preciso verificar se o pH da água não é ácido, o que pode contribuir para a desmineralização do esmalte dental”, alerta o cirurgião-dentista. 

4. Aposte em alimentos fibrosos

Alimentos mais fibrosos ajudam a remover o acúmulo de resíduos nos dentes. “Muitos desses alimentos também são refrescantes, sendo ideais para serem consumidos no verão, como  melancia, melão, pepino, maçã e morango. Mas evite adoçá-los para que o efeito não seja o contrário. Vale lembrar que tais alimentos também baixam o pH da cavidade oral”, orienta Dr. Hugo. 

5. Invista em um enxaguante bucal em pastilhas

Um enxaguante bucal em pastilhas é uma boa opção para quando não é possível realizar a higiene oral adequada, já que pode ser facilmente transportado no bolso ou na bolsa para auxiliar na manutenção da saúde oral em qualquer lugar. Alguns evitam o mau hálito e até ajudam na manutenção do clareamento profissional dos dentes. 

6. Adquira um kit de higiene oral

Uma higiene oral adequada é fundamental para manter a saúde da boca. Por isso, adquira em um kit composto de uma escova de dentes, creme dental e escovas interdentais para realizar a higienização independentemente de onde estiver, seja na praia, na piscina, no parque ou em uma viagem de férias.

7. Reduza o consumo de doces

Alimentos açucarados estão entre os grandes vilões da saúde bucal. Eles são a principal causa da cárie, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes. 

“Além disso, o açúcar também favorece o acúmulo de placa bacteriana que, quando não removida adequadamente, pode ocasionar, além das cáries, gengivite e mau hálito”, alerta o especialista. Dessa forma, o ideal é limitar ou evitar o consumo de açúcar.

8. Atenção aos alimentos cítricos

Bebidas como caipirinhas e sucos de frutas cítricas são deliciosos no verão. No entanto, esses alimentos podem prejudicar a saúde e a aparência dos dentes. O dentista explica que eles possuem uma potente ação erosiva, que causa danos ao esmalte do dente e favorece o surgimento de cáries, manchas e sensibilidade.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos