Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Endometriose: exercícios físicos podem ajudar a tratar os sintomas
A endometriose prejudica a realização de tarefas diárias - Foto: Shutterstock

Saúde

Endometriose: exercícios físicos podem ajudar a tratar os sintomas

A endometriose provoca fortes dores menstruais, mas a prática regular de atividades físicas pode diminuir o desconforto

A endometriose é uma doença inflamatória que atinge de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Ela causa cólica menstrual intensa e outros sintomas que podem incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais, inclusive a prática de atividade física. 

Assim, quem sofre com a doença pode querer deixar de realizar exercícios físicos em razão dos sintomas da endometriose. No entanto, a prática regular de atividades físicas pode reduzir o desconforto provocado pelas cólicas fortes. 

O especialista em endometriose e colaborador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Dr. Patrick Bellelis, explica que o exercício físico estimula a liberação de endorfina, um neurotransmissor que contribui para o bem-estar e alívio das dores. 

“Além disso, a atividade física regular promove o fortalecimento muscular, o que pode oferecer suporte estrutural e aliviar a tensão nas áreas afetadas pela endometriose”, completa o ginecologista.

Exercícios para endometriose

De acordo com o especialista, práticas como yoga e pilates podem auxiliar no tratamento da endometriose. Essas atividades, além de reduzir os sintomas físicos, também podem ajudar a amenizar o estresse e a ansiedade frequentemente associados à condição. 

Além disso, exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas leves, têm apresentado resultados positivos na redução da dor e na melhoria de anormalidades posturais associadas às dores pélvicas causadas pela endometriose. 

No entanto, antes de iniciar um regime de exercícios, é aconselhável consultar um profissional de saúde. Ele irá orientar sobre as práticas mais adequadas e seguras. Segundo Bellelis, qualquer atividade deve ser personalizada e adaptada à gravidade dos sintomas e à capacidade física da paciente. 

“A relação entre endometriose e atividade física revela-se um campo promissor para o gerenciamento integrado dessa condição. Ao incorporar exercícios regulares como parte do plano de cuidados, mulheres podem experimentar melhorias significativas em sua qualidade de vida, fornecendo uma abordagem holística e multidisciplinar no enfrentamento da doença”, conclui o especialista.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos