Se manter hidratado é sempre uma grande preocupação, especialmente neste período de calor. E com a onda de altas temperaturas que tem deixado vários estados brasileiros em alerta, isso se torna ainda mais essencial.
Afinal, não se hidratar corretamente pode trazer problemas importantes para o organismo. Insolação e problemas de pele, pressão baixa e alta, desmaios e dores de cabeça são algumas das possíveis consequências que mostram a importância de se manter bem hidratado neste calor extremo.
Para te ajudar a evitar todos esses problemas, Caroline Medeiros, responsável técnica do ambulatório de nutrição da policlínica universitária do UNASP, separou algumas dicas para manter a hidratação em dia nesse período. Confira!
Beba a quantidade de água ideal
Saber a quantidade de água adequada para o seu peso é o primeiro passo para manter a hidratação correta durante o dia, para não acabar bebendo menos do que o necessário sem perceber.
A conta é bem simples: Caroline explica que basta pegar o seu peso corporal e multiplicar por 35 (ml de água por kg). Sendo assim, o sujeito de 50kg tem que tomar 1.750ml, enquanto o de 100kg precisa de 3.500ml, por exemplo.
“Lembrando de que em dias mais quentes e em que as atividades físicas são intensas, essa quantidade de água podem e deve aumentar”, recomenda.
Tenha água sempre por perto
Mesmo sabendo da quantidade ideal, na correria do dia a dia, você pode se esquecer de beber água. Por isso, a melhor estratégia é manter o líquido sempre por perto. Então, que tal encher uma garrafa maior e ir bebendo durante o dia?
Explore sabores
Um problema que leva muitas pessoas a não beberem água o suficiente é o “gosto de nada” do líquido. Nesse caso, Caroline traz a solução: as águas saborizadas. E o melhor é que dá para fazer em casa de forma bem rápida e prática.
Para isso, pegue as frutas que você mais gosta, como laranja, limão, morango e abacaxi, corte em pedaços ou rodelas e coloque em uma jarra com água. Deixe na geladeira por algumas horas e beba.
Invista em outras bebidas
Beber água pura é muito importante, mas os sucos, a água de coco e os chás também podem te auxiliar a ingerir mais líquidos. Se esse é o seu caso, a profissional explica que é preciso tomar alguns cuidados.
O primeiro ponto é que os chás que contêm cafeína, como preto, verde e mate, não contam na hidratação. O segundo é que os sucos devem ser naturais, sem adição de açúcares. Além disso, os nutrientes devem ser contabilizados na alimentação para não haver um desequilíbrio, sempre com ajuda do seu nutricionista.
Ah, e lembre-se de que nenhum líquido substitui a água, então isso não quer dizer que você deva tomar menos água ao beber esses líquidos.
Consuma frutas com bastante água
Outra boa opção para se manter hidratado é consumir frutas que contêm maior quantidade de água, como melancia, abacaxi, melão e laranja. Outros alimentos leves, como verduras e legumes, também são bons nesse sentido.
“Dessa maneira, além da água, o nosso corpo recebe fibras, vitaminas e minerais superimportantes para o bom funcionamento do organismo”, diz a especialista.