Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Óleo de coco: conheça os benefícios para a saúde
O óleo de coco pode ser usado além da alimentação - Foto: Shutterstock

Receitas

Óleo de coco: conheça os benefícios para a saúde

Especialista explica os principais benefícios do óleo de coco e como você pode utilizá-lo no seu dia a dia

O óleo de coco é um alimento rico em nutrientes que pode fazer parte da sua rotina de diferentes formas. É possível utilizá-lo desde a preparação de receitas até o cuidado com a pele e os cabelos. A seguir, a nutricionista Carolina Lara explica os benefícios de incluir o óleo de coco na sua rotina. 

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é fonte natural de gordura saturada, rico em triglicerídeos, com alta concentração de ácido láurico. A substância possui ação antioxidante e anti-inflamatória, que auxilia no aumento das barreiras de proteção do organismo. 

“Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o alimento tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico”, aponta Lara. 

De acordo com a nutricionista, o óleo de coco extra virgem é o tipo que mais traz benefícios para a saúde, pois ele não passa por processos de refinamento que acabam fazendo com que o alimento sofra alterações e perca nutrientes.

“Se no rótulo da confecção não estiverem escritas as palavras puro, natural, virgem ou extra-virgem, significa que ele foi obtido a partir da polpa deixada para secar em condições ambientes e que precisou passar por um processo de refino, alvejamento e desodorização”, explica. 

Para que o óleo de coco serve?

O óleo de coco possui utilidades que vão além da alimentação. Ele também serve como hidratante para os cabelos e a pele e até como lubrificante durante o ato sexual. O óleo de coco ainda pode ser consumido com café, segundo a especialista. 

“A mistura pode ser uma estratégia para o pré-treino, principalmente quando o indivíduo estiver seguindo alguma dieta de restrição de carboidratos. Além disso, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, colaborando para o controle da fome, em conjunto com o efeito termogênico e estimulante do café”, revela. 

Quando ele faz mal?

Para aproveitar todos os benefícios do óleo de coco também é preciso consumi-lo com moderação. Assim como o azeite, é necessário um cuidado na hora de seu aquecimento, por conta do processo de oxidação dos óleos e formação de radicais livres prejudiciais à saúde.

“Toda gordura possui valor energético elevado e se ingerida em excesso contribui para o ganho de peso, portanto deve ser usada com moderação. Possuem quase a mesma quantidade de gordura e valor calórico, mas diferem no tipo de gordura”, aponta Carolina.

Fonte: Sportlife

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento