Aliada de quem pratica exercícios físicos, a creatina é um suplemento eficaz para fornecer energia aos músculos. Além de favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, ela possui seu nome derivada do grego κρέας, que significa carne.
Ainda que a creatina tenha ganhado popularidade entre usuários assíduos da academia, ainda existem muitas dúvidas sobre a substância, seus benefícios e como ela deve ser usada. Por isso, separamos a seguir algumas informações sobre o tema para te ajudar. Confira a seguir!
A creatina
A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e que é formada pelos aminoácidos glicina, metionina e arginina. Além de existir como o suplemento que conhecemos, ela também está presente em alimentos, principalmente em peixes e carnes.
A substância fica no corpo nas fibras musculares e no cérebro e traz diversos benefícios. Entre eles, estão:
- Aumento da massa muscular;
- Recuperação dos músculos;
- Prevenção de doenças crônicas.
É por essas vantagens que a creatina é utilizada como suplemento. Afinal, quem faz academia precisa recuperar os músculos para continuar crescendo, não é mesmo?
Como e quando usar?
O uso ideal da creatina é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa. Ou seja, um indivíduo com 70kg, por exemplo, vai tomar 5g de creatina por dia. A recomendação é de ingerir o suplemento todos os dias, mesmo que você não tenha treinado, em qualquer horário.
O resultado chega de duas a três semanas após a pessoa começar a tomar a creatina, que é quando ela atinge o pico de estoque no seu organismo. A partir daí, ela ajuda a pessoa a ter mais rendimento de força e será benéfica, independentemente de se ela deseja perder ou ganhar peso naquele momento.
Por fim, lembre-se de sempre consultar um médico antes de iniciar o uso da creatina. Isso porque, apesar de ela ser benéfica para o organismo, é preciso saber a dose certa para você, já que ao ultrapassar, ela pode sobrecarregar os rins.
Fonte: SportLife