O cansaço excessivo é uma condição que pode surgir por diversas razões. A falta de sono ou a realização de inúmeras tarefas ao longo do dia estão entre as causas mais comuns. No entanto, é importante investigar a fundo, pois algumas doenças também possuem este sintoma.
Nesses casos, portanto, o recomendado é consultar um especialista para entender o motivo do cansaço excessivo. Assim, se ele não estiver relacionado a alguma patologia, você consegue contornar esse quadro por meio da alimentação.
Por isso, a nutricionista Dani Borges preparou uma lista com os alimentos que ajudam a reduzir o cansaço, dando mais energia e disposição ao organismo. Veja abaixo:
Quais alimentos combatem o cansaço?
1. Chá-verde
O chá-verde é uma ótima opção para fugir do cansaço graças a cafeína, substância que possui ação termogênica e que proporciona mais energia e disposição. Além disso, a bebida auxilia na melhora do humor e bem-estar, pois possui um aminoácido que aumenta a produção de dopamina e serotonina, o triptofano.
2. Guaraná em pó
Da mesma forma, o guaraná em pó também pode afastar o cansaço excessivo. “O pó de guaraná é fonte de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso e que proporciona muita energia e disposição. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição”, conta a especialista.
3. Café
Na sequência, temos o clássico café preto. Ao mesmo tempo que dá energia, a bebida pode ajudar na melhora do humor. “A cafeína, presente no café, é a substância psicoativa que age no sistema nervoso central proporcionando aumento do estado de alerta, redução do sono, maior disposição e energia, sem contar que também pode melhorar o humor”, afirma Dani.
4. Água de coco
Assim como o café, a água de coco também aumenta nossa energia! Além de melhorar a disposição, a bebida é uma ótima fonte de hidratação para aquelas pessoas que não gostam muito de consumir água no dia a dia.
5. Açaí
Pode não parecer, mas o açaí também é fonte de disposição. O alimento é rico em carboidratos e gorduras insaturadas que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol, além de proporcionar mais energia para o corpo. “É rico em vitaminas C, B1 e B2 e antioxidantes”, pontua a nutricionista.
6. Chocolate amargo
Por fim, temos o chocolate! De acordo com Dani, a opção amarga possui uma alta concentração de cafeína e antioxidantes que nos protegem de doenças e otimizam a ação da cafeína no organismo.