Famosinho no TikTok, o butterfly haircut é um corte que tem como principal apelo a versatilidade. Esse é um corte em camadas, que imita o formato da asa esvoaçante de uma borboleta “permite que as mulheres deixem os fios mais curtos crescerem sem precisar cortar os fios maiores, além de ser possível dobrar as partes mais longas do cabelo e usá-lo como se fosse curto”, conforme explica o cabeleireiro Cleiton Vítor.
Criado pela cabeleireira de celebridades Sunnie Brook, o butterfly haircut usa inspirações dos anos 1990 e já foi adotado por diversas celebridades e influenciadoras. Porém, para muitas pessoas que desejam usar esse corte, surge a dúvida: será que o butterfly haircut fica bom em qualquer tipo de cabelo?
Cleiton, que é especialista em produtos capilares e sócio fundador da marca de estética capilar Felps Professional, diz que não necessariamente. Existem fios que podem combinar melhor do que outros com o corte.
“Os fios lisos e levemente ondulados se dão melhor com o corte. Quando os fios não são suficientemente lisos para o corte, a necessidade de finalização com babyliss e escova aumenta. Portanto, deixa de ser algo prático para o dia a dia. Já quem tem fios finos pode ficar arrependida, pois esse corte vai deixar o aspecto geral mais fino, por conta das camadas”, explica.
Além disso, segundo ele, o butterfly haircut não funciona muito bem para cabelos que tenham passado por tratamentos de alisamento. Isso porque esse é um corte que precisa de muito movimento, sendo que o processo de tornar os fios lisos trabalha justamente o oposto, que é o alinhamento capilar.
Manutenção do butterfly haircut
Além de refletir sobre se o butterfly haircut vai ficar da forma que você deseja no seu tipo de cabelo, há outro aspecto importante a ser considerado antes de aderir ao corte: a sua manutenção. Isso porque ela pode ser um pouco trabalhosa.
“Esse corte exige colocar na sua rotina a secagem e uma manutenção periódica, o que talvez para muitas mulheres não é exatamente algo prático. Por isso, o corte é uma melhor ideia para quem tem disponibilidade para fazer esses processos, quase que diariamente”, orienta Cleiton.
Uma dica do cabeleireiro é que, antes de secar fios, é essencial utilizar um bom protetor térmico para diminuir os danos causados pelo aparelho usado para a secagem. Paralelamente a isso, você deve fazer movimentos que desenhem as pontas — isso vai ajudar a trazer a forma das asas da borboleta para o cabelo.