O inchaço nas pernas é um sintoma que pode estar ligado a diversas causas, como a retenção de líquido e as varizes. No entanto, as altas temperaturas também podem levar os membros inferiores a ficarem inchados.
De acordo com o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Márcio Steinbruch, isso ocorre porque o calor causa a dilatação dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação.
Além disso, o médico também explica que as altas temperaturas podem afetar o funcionamento dos vasos linfáticos, que são responsáveis pela drenagem do excesso de líquido nos tecidos.
“Nos membros inferiores, essas estruturas atuam contra a força da gravidade, com auxílio da musculatura da panturrilha. É por isso que quando ficamos muito tempo sem movimentar as pernas, seja sentado ou em pé, dificultamos o retorno venoso e, podemos perceber os membros inferiores inchados”, esclarece.
No entanto, com a adoção de pequenos hábitos no dia a dia, especialmente durante o verão, é possível reduzir o inchaço nas pernas e pés. Abaixo o especialista elencou 5 principais dicas:
1. Aumente o consumo de líquidos
A hidratação, com água, água de coco e sucos naturais, é fundamental para desintoxicar e eliminar as toxinas, porque irá estimular a troca de líquidos no corpo.
2. Pratique atividades físicas regularmente
Reservar alguns minutos diários para fazer exercícios como caminhar, por exemplo, é importante para fortalecer a musculatura da panturrilha e, assim, melhorar a circulação sanguínea pelo corpo.
3. Mantenha uma boa alimentação
Refeições equilibradas, com alimentos leves como frutas e legumes, podem ajudar na eliminação de líquidos. Há opções diuréticas que também podem ser aliadas, como kiwi, alface, melancia, melão, capim-cidreira, água de coco e pera.
4. Massageie as pernas
Para reduzir a dor e o inchaço nas pernas, procure fazer massagens e drenagens linfáticas. Elas contribuem com o retorno venoso, diminuindo o incômodo.
5. Não fique muito tempo parado
Se você trabalha em pé ou sentado, evite ficar sentado ou parado por períodos prolongados. Faça intervalos a cada uma hora para dar alguns passos e movimentar as pernas.
Consulte um médico
O cirurgião vascular também indica que é preciso ficar atento aos sinais. “Se o inchaço acompanhar outros sintomas, como dores, formigamento e dormência, é fundamental procurar um especialista para investigar as causas desses desconfortos”, finaliza.
E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo: