O contato intenso da pele com lâminas de depilação pode deixar as axilas mais escuras. E a estética da região é algo que incomoda e impede muitas mulheres de usar biquínis ou peças de roupa que deixam os braços à mostra. Apesar de comum, é possível reverter essa situação com formas seguras de clarear a axila.
Uma atitude que ajuda a diminuir o escurecimento é evitar o uso de antitranspirantes após a depilação. Esse é um produto que torna as manchas mais evidentes e que possui diversos substitutos.
Inclusive, um desses substitutos pode ser feito por você, ao estilo do it yourself (DIY). Com a ajuda da esteticista dermaticista Patrícia Elias, você aprenderá uma receita de desodorante natural e caseiro para clarear as axilas. Confira a seguir:
A diferença entre desodorante e antitranspirante
Na prateleira dos supermercados, a escolha entre ambos até acaba passando despercebida, mas eles possuem diferenças. O desodorante é o cosmético responsável por diminuir o odor provocado por fungos e/ou bactérias na região da axila. Já os antitranspirantes carregam uma quantidade específica de cloridróxido de alumínio em suas composição para inibir o excesso de suor da região.
Esse componente, contudo, é considerado como nocivo para o organismo e para o meio ambiente, quando há um uso frequente. “O cloridróxido de alumínio presente nos antitranspirantes age nos canais das glândulas sudoríparas, obstruindo e impedindo a saída do suor”, explica a especialista.
“No entanto, essas moléculas são responsáveis por causar irritação, queimação, vermelhidão e coceira na região da axila, além de criar manchas e escurecer a pele”, comenta Patrícia Elias. E é por isso que os antitranspirantes precisam ser evitados por quem quer clarear as axilas, principalmente após o uso de lâminas de barbear. Como a região fica sensibilizada, maiores as chances de irritação.
Receita de desodorante caseiro? Temos!
Além de trazer benefícios para a sua saúde e para o meio ambiente, os desodorantes caseiros podem te ajudar a clarear as axilas. É possível comprar uma versão pronta, mas essa é uma possibilidade de economizar. Veja a seguir:
Dentro de um recipiente de desodorante roll-on vazio e higienizado adicione:
- 15 gotas de óleo essencial de melaleuca, que possui propriedade fungicida, bactericida e conservante natural;
- 5 gotas de óleo essencial de lavanda para agir como calmante, estimular o colágeno e ajudar a tratar o odor;
- 3 gotas do óleo essencial de palmarosa, que contribui para despigmentar as axilas e clarear as manchas;
- 10 ml de óleo vegetal de coco, que ajuda na hidratação, possui ação fungicida e bactericida, além de deixar a pele aveludada;
- 40 ml de leite de magnésia para completar o frasco.
A aplicação do desodorante caseiro, segundo a esteticista dermaticista, deve ocorrer pela manhã e pela noite. Assim você garante o efeito e clareia as axilas!