Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda a forma correta de cuidar da pele oleosa no verão
Aprenda a forma correta de cuidar da pele oleosa no verão - Foto: Shutterstock

Beleza

5 dicas para controlar o brilho excessivo em pele oleosa

Saiba o que causa a produção de oleosidade e quais são os cuidados necessários para evitar que a pele fique ainda mais oleosa no verão

A chegada do verão exige uma rotina de cuidados especiais com a pele, sobretudo para quem convive com pele oleosa. Isso porque o clima quente e úmido da estação intensifica o brilho excessivo, o que, além de impactar a autoestima, também pode ocasionar o surgimento de cravos e espinhas

“A pele oleosa possui alta produção de sebo e esse aspecto pode se agravar no verão, pois a radiação solar UV inflama e aumenta a glândula sebácea, resultando em mais oleosidade. Isso deixa a pele da face com a superfície excessivamente brilhante”, explica o farmacêutico especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo.

Felizmente, o brilho excessivo da pele tem tratamento e pode ser controlado de diversas formas. Abaixo, você confere as 5 principais dicas destacadas pelo especialista:

Lave bem o rosto

A etapa da limpeza do rosto é um passo fundamental na rotina skincare. Além de contribuir com o controle do brilho e da oleosidade, ela também prepara a pele para a aplicação de outros produtos que também auxiliam na saúde da pele. 

No entanto, é importante lembrar que o excesso de lavagem pode gerar um efeito rebote, ou seja, aumentar a produção de sebo. Sendo assim, evite lavar o rosto com muita frequência. 

Evite se expor muito ao sol

Como a radiação solar aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a exposição excessiva ao sol tende a agravar o brilho e a oleosidade da pele. Por isso, se for possível, evite expor o rosto ao sol por longos períodos, principalmente no horário de forte incidência dos raios solares.

Utilize o protetor solar

Outra recomendação para controlar a oleosidade e, assim, diminuir a aparência brilhosa da pele, é usar um protetor solar produzido especificamente para a pele oleosa.

“O uso diário de proteção solar, além de prevenir e controlar o acúmulo excessivo de oleosidade e surgimento de acne, também traz diversos outros benefícios, como prevenção contra o envelhecimento precoce, tratamento e clareamento de manchas da pele, hidratação, além da prevenção contra o câncer de pele”, ressalta Pupo, que também é CEO da ADA TINA.

Use os produtos certos

Além do protetor solar, existe também uma ampla gama de produtos feitos especialmente para a pele com oleosidade, que vão desde séruns antioleosidade até géis de limpeza, com o objetivo de hidratar, matificar e eliminar o brilho excessivo. Sendo assim, invista!

Alimente-se bem

Uma dieta baseada em açúcares, gorduras, frituras e alimentos industrializados aumenta a oleosidade da pele, deixando-a suscetível ao brilho em excesso. Por isso, o especialista recomenda beber bastante água e investir em alimentos ricos em vitaminas e minerais, tais como frutas, legumes, verduras e grãos.

“Todos estes alimentos contribuem para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo, que se reflete na qualidade da pele”, conclui o farmacêutico. 

E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos